2017/07/13

Requiem à memória de Luís de Camões por João Domingos Bomtempo


















João Domingos Bomtempo
em retrato de 1814



Obra: Requiem em C-minor, Op. 23 – “À memória de Camões” (c.1818)


Um requiem (do latim, significando “descanso”) ou missa de requiem, também conhecida como “missa para os mortos” ou “missa dos mortos” (do latim, respetivamente: missa pro defunctis ou missa defunctorum), é uma missa da Igreja Católica oferecida para o repouso da alma dos falecidos, usando uma forma particular do missal romano. Aqui o compositor consagra este requiem à alma do grande poeta luso Luís de Camões (c.1524-c.1580), prestando-lhe, pois, homenagem.

Considerada a obra-prima do compositor João Domingos Bomtempo (Lisboa, 28.12.1775 - Lisboa, 18.08.1842, também pianista clássico e pedagogo), o Requiem Op.23 (À memória de Camões), é criada numa época romântica, de revalorização dos valores pátrios da história portuguesa, que tinha originado a publicação em França da famosa edição de Os Lusíadas (Paris: Officina Typographica Firmin Didot, 1817) pelo Morgado de Mateus e, em 1825, fornecerá matéria de inspiração para a escrita do poema dramático Camões (Paris: Livr. Nacional e Estrangeira) de Almeida Garrett.
Este requiem é considerado por alguns o mais importante composto entre o Requiem de Mozart (1791) e o de Berlioz (1837).



  Para ouvir, no Youtube, clique aqui.
(Imagem: The body of Abel found by Adam and Eve, 1825, por William Blake)


Requiem em C-minor, Op. 23 – “À memória de Camões”


Introit - Kyrie 00:00
Dies Irae 09:25
Offertorium 30:42
Sanctus 39:59
Benedictus 42:52
Agnus Dei 46:08

Soprano: Ana Pusar-Jerič
Alto: Heidi Riess
Tenor: Christian Vogel
Baixo: Hermann Christian Polster
Coro: Berlin Radio Chorus
Orquestra: Berlin Radio Symphony Orchestra
Maestro: Heinz Rögner



Outra versão, disponível online, em ALLMusic (é preciso inscrição no site):

Messe de Requiem, for soloists, chorus & orchestra, Op. 23
Intérprete: Heinz Rögner

Introitus
2. Kyrie eleison, 1:41
3. Christe eleison, 2:48
Dies irae
4.  Dies irae, 2:15
5.  Tuba mirum, 2:05
6.  Judex ergo, 1:50
7.  Quid sum miser, 2:59
8.  Juste judex, 1:41
9.  Ingemisco, 2:42
10. Confutatis, 2:44
11. Lacrymosa, 3:05
12. Dona eis requiem, 1:43
Offertorium
Sanctus
15. Sanctus, 2:49
Benedictus
16. Benedictus, 3:15
Agnus dei
17. Agnus dei, 9:37




“Seguramente uma das mais belas, notáveis e importantes
partituras de missa de exéquias da história da música ocidental”


O Ensemble MPMP, no seu efetivo coral e orquestral, com mais de 60 músicos em palco, apresentou esta obra em 30 de abril 2017, no Centro Cultural de Belém. A partitura foi relida por alguns dos mais prestigiados intérpretes da atualidade.


Ensemble e Coro MPMP
Jan Wierzba, direção musical
Joana Seara, soprano
Ana Ferro, meio-soprano
Pedro Rodrigues, tenor
Nuno Dias, baixo
Produção: CCB / MPMP