2022/11/07

Onésimo Teotónio Almeida escreve sobre a ciência no Portugal prodigioso da Expansão


O século dos prodígios : a ciência no Portugal da expansão 

de Onésimo Teotónio Almeida

Org. e índices Vasco Rosa

Lisboa: Quetzal, 2018





Em O Século dos Prodígios (2018), Onésimo Teotónio Almeida trata do carácter pioneiro da ciência portuguesa no período dos Descobrimentos. Como escreve, "O nosso século XVI foi, verdadeiramente, um século de prodígios, cheio de inovação, de curiosidades e de especulação".

Nesta obra, o professor e ensaista presta especial atenção aos séculos XV e XVI, afastando-se quer da perspetiva nacionalista, na qual incorrem com frequência alguns os historiadores portugueses, quer da indiferença que geralmente marca a historiografia anglo-americana, ao ignorar o papel que Portugal teve na história da ciência e do conhecimento nesse período.

Com se refere na página da Editora, “Com efeito, durante o final da Idade Média foram surgindo em Portugal sinais de um inovador interesse pela natureza e pelo conhecimento empírico dela, assim liderando um dos grandes momentos de viragem na História da Ciência.

Este livro é uma revisitação dos anos de ouro da história portuguesa: O Século dos Prodígios é a revelação de como no nosso país, durante o chamado período da Expansão, surgiu e cresceu um núcleo duro de pensamento e trabalho científico verdadeiramente pioneiro, sem o qual as viagens desses séculos teriam sido impossíveis.”


Para saber +





Stream em direto de 16.06.2021
Prof. Dr. Onésimo Teotônio  Almeida
Medição: Profa. Dra. Íris Kantor