Cantar Camões: um cancioneiro musical para Luís de Camões
VIDEOCONFERÊNCIA
Sexta-feira, 2 dez. 2022, às 21:00 / hora de Portugal
por
Evento organizado pelo Centro de Estudos Mirandinos
O Centro de Estudos Mirandinos irá realizar no dia 2 de dezembro de 2022, às 21h, a videoconferência intitulada “Cantar Camões: um cancioneiro musical para Luís de Camões”, que será proferida por Fábio Vianna Peres.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do link https://forms.gle/aEZnHt8q4N9gCftCA ou através dos contactos do CEM (cem@biblioamares.pt ou 253995182)
A conferência realizar-se-á através da plataforma Zoom e o link da sessão será enviado por e-mail a todos os participantes na semana que antecede a conferência.
Fábio Vianna Peres
É músico e dedica-se à pesquisa e interpretação da música antiga segundo as práticas da interpretação historicamente informada.
Nesse domínio, atua como cantor e instrumentista de cordas dedilhadas antigas - vihuela, guitarra de cinco ordens e teorba - com especial atenção ao repertório ibérico dos séculos XVI e XVII.
Criou a Capela Ultramarina, em 2000, ensemble focado na música dos cancioneiros portugueses quinhentistas e com o qual lançou o álbum “A cantar uma cantiga” (2019), com música do "Cancioneiro de Paris" escrita sobre poemas em língua portuguesa.
Integra também o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e é Diretor Artístico Assistente da Orquestra Municipal de Jundiaí. Saiba mais aqui.
In: Um Cancioneiro Musical para Luis de Camões
por Capela Ultramarina
Regiane Martinez, soprano
Patrícia Nacle, alto
Fábio Vianna Peres, tenor e vihuela
Marília Macedo, flauta doce
Guilherme de Camargo, guitarra renascentista
Iara Ungarelli, viola da gamba
Pesquisa, adaptação e edições, Fábio Vianna Peres