2010/01/01

Camoes et son esclave mendiant, 1853, por Ernest Slingeneijer




"Camoes et son esclave mendiant", 1853

Pintura de Ernest Slingeneijer, 1820-1894


Tela; 100 x 80cm (120 x 100cm)
Título em placa de cobre.



Camões e o Jau

"Está Camões sentado ao pé de uma coluna, pensativo, e junto dele o Jau erguido em pé, pede esmola no chapéu para o Poeta; duas figuras, a certa distância, de um cavalheiro e uma senhora vão retirando-se, e do lado direito do quadro, no topo, se vê um edifício. 

A cara do Poeta é bem pintada, tem dignidade, e representa uma cabeça não vulgar, e cheia de inspiração e tristeza, as mãos e os braços mirrados representam a pobreza; é pena que não seja o retrato do Poeta. 

O resto do quadro me pareceu anacrónico, tanto no que diz respeito ao edifício, como às duas personagens, que estão vestidas com um vestuário muito mais moderno.

Estas são as impressões que me inspirou este quadro nos poucos momentos que tive para o examinar. Pertence a Sua Magestade o Sr. D. Fernando."
Visconde de Juromenha, 1807-1887
Obras de Luís de Camões. Vol. I, 1860, p. 421-2.



Camoes et son esclave mendiant

"A pintura ilustra o poeta português do século XVI Luís de Camões com o seu criado javanês Jau. Luís de Camões é considerado um dos maiores poetas de Portugal, mas [diz-se que] morreu na pobreza. O artista pintou a lenda que descreve como o empregado doméstico Jau ia mendigar à noite em Lisboa para sustentar o seu senhor miserável.

A cena passa-se provavelmente numa praça do centro antigo de Lisboa que ainda hoje leva o nome do poeta (Praça Luís de Camões) e onde se encontra a sua estátua.

Hoje, esta pintura deve ser vista no 'zeitgeist' do século XIX, em que o colonialismo fazia parte do contexto político europeu e os servos pessoais eram mais comuns."

Description ENG

'Camoes et son esclave mendiant', 1853
Canvas. Signed and dated 'Ernest. Slingeneijer. 1853.'.
Title on copper plaque.

The painting illustrates the 16th-century Portuguese poet Luís de Camões with his Javanese house servant Jau. Luís de Camões is considered one of Portugal's greatest poet, yet he died in poverty. The artist painted the legend that describes how the house servant Jau went begging at night in Lisbon to support his penniless master.

The scene probably takes place in a square in the old city centre of Lisbon which is still named after the poet today (Praça Luís de Camões) and where his statue is located.

Today this painting should be seen in the 'zeitgeist' of the 19th century in which colonialism was part of the European political context and personal servants were more common.

Description FR

'Camoes et son esclave mendiant', 1853
Toile. Signée et datée 'Ernest. Slingeneijer. 1853.'.
Titre sur plaque en cuivre.

Le tableau représente le poète portugais du 16ème siècle Luís de Camões avec son domestique javanais Jau. Luís de Camões est considéré comme le plus grand poète du Portugal, mais il est mort dans la pauvreté. L'artiste dépeint ici la légende romantique selon laquelle son domestique Jau allait mendier la nuit à Lisbonne pour soutenir son maître.

La scène se déroule probablement sur la place de la vieille ville de Lisbonne, qui porte encore aujourd'hui le nom du poète (Praça Luís de Camões) et où se trouve également son monument.

Le sujet doit être interprété dans l'esprit du 19ème siècle, où le colonialisme faisait partie du contexte politique européen.

Beschrijving NL

'Camoes et son esclave mendiant', 1853
Doek. Getekend en gedateerd 'Ernest. Slingeneijer. 1853.'.
Titel op koperen plakketje.

Op het schilderij zien we de zestiende eeuwse Portugese dichter Luís de Camões met zijn Javaanse huisdienaar Jau. Luís de Camões wordt aanzien als Portugals grootste dichter maar hij stierf in armoede. De kunstenaar verbeeldt hier de romantische legende dat de huisdienaar Jau 's nachts in Lissabon ging bedelen om zijn berooide meester te steunen.

De scène speelt zich waarschijnlijk af op een plein in het oude centrum van Lissabon, dat vandaag nog steeds vernoemd is naar de dichter (Praça Luís de Camões) en waar ook zijn monument staat.

Het werk dient vandaag natuurlijk gezien te worden in de tijdsgeest van de 19de eeuw waarin kolonialisme deel uitmaakte van de Europese politieke context en persoonlijk dienstpersoneel meer courant was.


Fonte da imagem do cabeçalho e do texto:
leilões on-line



  1. Retrato do pintor Ernest Slingeneyer, por Joseph Dupont. - Na Wikipedia. 
  2. "Camoes et son esclave mendiant", 1853, pormenor mostrando o título e a autoria no manuscrito de "Os Lusíadas". - Imagem na leiloeira Invaluable.
  3. Bailarina com pandeiro, obra de Ernest Slingeneyer. - Na Wikipedia.