2024/06/21

Ciclo de concertos "Paisagens sonoras do Renascimento"



"Paisagens sonoras do Renascimento":

"Para uma Antologia da Música Portuguesa do Renascimento"

CICLO DE CONCERTOS

pelo grupo ARTE MINIMA

Direcção musical

Professor Doutor Pedro Sousa Silva
ESMAE | CESEM - Porto

Cantus: Irene Brigitte, Brígida Silva
AltusDavid Hackston
TenoresNuno Raimundo, Ricardo Leitão Pedro
BassusMiguel Barreirra, Luis Neiva
Flautas: António Godinho, Carlos Sánchez, 
João Távora, Silvia Cortini, Pedro Sousa Silva


26 JUN. 2024 | às 17h00
na Casa-Museu Elysio de Moura, em Coimbra

27 JUN. 2024 | às 18h30
no Museu Nacional da Música, em Lisboa

28 JUN. 2024 | às 16h00
no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora

Entrada livre em todos os concertos

Organização:

com o apoio de:








"O Património Musical Português do Renascimento é um dos tesouros nacionais ainda por explorar. Contam-se aos milhares as obras registadas em manuscritos e impressos musicais dos séculos XVI e XVII que se encontram nos arquivos do país e que nunca terão sido executadas nos nossos dias. 
Este concerto propõe uma visita guiada à música de alguns manuscritos oriundos das capelas portuguesas, com música polifónica associada aos rituais litúrgicos.

"Uma equipa de 5 artistas internacionais (Carlos Sánchez, Moisés Maroto, Emma Crumpton, Sára Siményi e Rita Rodríguez) foi selecionada para uma residência artística alargada de 5 meses, com o intuito de explorar a música de manuscritos e impressos dos séculos XVI e XVII sobreviventes em arquivos portugueses.

O grupo tem-se apresentando publicamente de norte a sul do país, executando em primeira audição moderna obras seleccionadas das fontes estudadas, e prepara a gravação de um álbum a ser lançado no fim de 2024."

Diretor da Casa-Museu Elysio de Moura
in Facebook, 21.06.2024



Vídeo explicativo do projeto
in Pedro Sousa Silva | Canal do Youtube, 14.01.2024



NA MEMÓRIA DOS SONS - Paisagens Sonoras do Porto Renascentista é um ciclo de 12 apresentações de obras polifónicas do Renascimento, na maior parte nunca ou raramente ouvidas nos nossos dias, selecionadas a partir de manuscritos provenientes do Mosteiro de São Bento da Vitória (P-Pm MM 40 e P-Pm MM 76-79). Os eventos serão realizados nesse local pelo grupo Arte Minima, dirigido por Pedro Sousa Silva, durante o primeiro semestre de 2024. 

As apresentações não serão concertos propriamente ditos, mas antes oficinas de criação em torno desse reportório inédito ou quase desconhecido, e que permitirão a observação por parte do público local e turístico. O modelo proposto é mais próximo do conceito de “visita guiada” do que de “concerto-palestra”, permitindo ao público acompanhar, de forma mediada, os trabalhos do grupo, e observar como se processa a transformação de uma representação gráfica num documento com séculos de existência para um discurso sonoro com significado atual, enquanto pode contemplar o espaço arquitetónico-histórico numa perspetiva sonora-histórica. Se num concerto se apresenta o resultado de um processo criativo, aqui é o próprio processo criativo que está em exposição permanente.

Ao longo de cada sessão, os músicos darão informações sobre as obras, os compositores, os instrumentos, o contexto sócio-cultural ou o enquadramento litúrgico. Explicarão também o próprio processo de interpretação destas obras, em particular os desafios apresentados para um músico do século XXI no confronto com música de há 4 séculos, e existirão espaços para que o público possa colocar questões ou mesmo interagir com os músicos.

Todo o trabalho interpretativo será realizado a partir de cópias dos manuscritos exibidas num ecrã de grande formato, emulando um facistol, e os 8 músicos (número que reflete uma dimensão média das capelas musicais portuguesas no século XVI) cantarão e tocarão em seu redor. Pretende-se com isto acrescentar novos elementos de interesse, tanto para os músicos (pela aproximação paleográfica e filológica que este método proporciona) como para o público (que terá uma experiência mais realista das paisagens sonoras do Porto renascentista)."
Fonte:






A equipa do Arte Minima | Facebook.










para saber +


in Arte Minima | Página oficial do grupo

in Pedro Sousa Silva | Canal do Youtube, 14.01.2024











Redação: 22.06.2024