2024/07/07

A reconfiguração do Poeta na exposição “Collage/Décollage” do duo Borderlovers



Imagem em artigo de Nuno Lucas da Costa, in Wox, 24.07.2019

“Collage / Décollage”

EXPOSIÇÃO

de Ivo Bassanti e Pedro Amaral | Borderlovers


12 JUl. 2019 | às 18h30
13 JUl. 2019 | às 19h30

No Centro Cultural Português – Camões, no Luxemburgo
4, Boulevard Joseph II

Exposição aberta de 12 JUL. a 9 OUT. 2019 



Organização:

Camões - Centro Cultural Português no Luxenburgo (CCP)

e a Embaixada de Portugal no Luxemburgo









Assinalando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas,
no dia 10 de junho 2018, o Camões - CCP no Luxemburgo convidou
os Borderlovers a criarem uma obra na capital do Luxemburgo.

O resultado foi uma espantosa exposição artística: 
o duo afixou nas nas paredes das ruas da cidade colagens de 
pinturas originais em homenagens a autores e artistas portugueses e luxemburgueses.
Esse material colado e, posteriormente, descolado daria origem à exposição “Collage/Décollage”, realizada no interior do CCP.



"Em resposta ao convite deste CCP, os artistas Pedro Amaral e Ivo Bassanti realizaram uma residência artística neste país, da qual resultaram intervenções de colagem e descolagem de pinturas de figuras portuguesas e luxemburguesas célebres, nas ruas da capital do Luxemburgo. [...]

Unidos por uma paixão pela representação, apropriação, excesso e improviso Pedro Amaral (Lisboa, 1960) e Ivo Bassanti (Lisboa, 1979) formam em 2017, em França, o duo artístico Borderlovers.

Com um vasto corpo de trabalho produzido em apenas dois anos destacam-se diversas obras e ações realizadas com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e respetivas representações em França e no Luxemburgo. 
Em junho de 2018, a convite do CCP no Luxemburgo, e no âmbito da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, fazem uma residência na capital do Luxemburgo, da qual resultam diversas colagens de pinturas originais nas paredes das ruas da cidade. Tratou-se de uma série de homenagens a autores e artistas portugueses e luxemburgueses em diálogo: Anise Koltz e Sophia de Mello Breyner Andresen, Almada Negreiros e Joseph Kutter, Sérgio Godinho e Serge Tonnar, entre outros. O material colado e posteriormente descolado constitui o ponto de partida para a exposição “Collage/Décollage”. A exposição será desta vez no interior do CCP no Luxemburgo, localizado na Praça Joseph Thorn."

Os artistas que gostam de referir a Trégua de Natal de 1914, como um avatar do seu trabalho e do seu pensamento, recapitulam a sua última ação na residência artística realizada no Luxemburgo no ano transato: uma significativa colagem, feita no Grund, no dia Nacional do Luxemburgo, de representações de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em França e no Luxemburgo e da Grã-Duquesa Charlotte de Luxembourg. São estas duas personalidades que servem de anfitriões da exposição “Collage / Décollage”, onde se poderão ver também representados outros ícones das culturas dos dois países, como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, a Gelle Fra e o seu autor, Claus Cito, Michel Rodange e Edmond de la Fontaine, entre outros. 
Segundo Pedro Amaral, os artistas juntaram às variações conceptuais, gráficas e cromáticas noções de cura, de espiritualidade e de pacificação universais e dedicam a exposição aos povos dos dois países."





  1. A entrada para a exposição "Collage/Décollage" dos Borderlovers no interior do Camões - Centro Cultural Português. - imagem no Facebook do CCP, 18.07.2019. 
  2. No lado direito, vê-se o retrato de Luís de Camões com as cores e o grafismo caraterísticos do trabalho do duo Borderlovers. - imagem no Facebook do CCP, 18.07.2019. 
  3. Inauguração da "Collage/Décollage" dos Borderlovers, 12.07.2019. - imagem no Facebook do CCP, 18.07.2019. 
  4. As paredes das ruas de Luxemburgo ostentaram as colagens de pinturas originais dos Borderlovers em homenagens a autores e artistas portugueses e luxemburgueses. É a matéria da exposição “Collage/Décollage”, realizada depois no interior do CCP. - Imagem em Atividades no site do Camões I.P., 11.07.2019. 




para saber +

in Camões I.P., Atividades, 11.07.2019.

in Bom Dia Luxemburgo [online], 4.07.2019.

Nuno Lucas da Costa
in Wox [online], Luxemburgo, 24.07.2019.

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 7.07.2024









Redação: 7.07.2024