Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Estudos Camonianos 1 e 2
(Disciplinas de Opção)
Programa 2007/2008
1º Semestre - Estudos Camonianos 1
Docente: Doutor Manuel Ferro
Apresentação:
Este curso tem como objectivo introduzir e apresentar a obra de Luís de Camões, focando as questões levantados à volta da sua figura e os temas predominantes relacionados com a sua actividade poética, quer de um ponto de vista sócio-cultural, quer literário, pretendendo ainda desenvolver nos alunos as necessárias competências para o incremento de investigação nesta área, fundamentando-se num conhecimento privilegiado e eficaz do texto camoniano.
Introduction:
This course intends to introduce and present the work of Luís de Camões, focalizing the main questions raised around his life and the prevailing themes related to his writing, not only under a sociocultural point of view, but also under a literary perspective. Besides, it’s aimed to develop among the students the necessary abilities to increase research in this area, starting with a deep and efficient knowledge of the Camonian texts.
Duração:
Esta cadeira funciona em regime semestral, com a duração lectiva de 4 horas semanais, divididas em duas aulas de duas horas cada.
Length:
This discipline functions under the semester regime, with the weekly lenght of 4 hours of classes, divided into two lessons of two hours each.
Unidades Curriculares:
5 ECTS
Curricular Units:
5 ECTS
PROGRAMA:
1. O contexto histórico-cultural da obra camoniana. Movimentos, códigos poéticos e coordenadas culturais.
2. Pressupostos histórico-literários e filológicos. Biografia e biografismo. Aspectos vivenciais da obra camoniana. Dificuldades no estabelecimento do cânone. A fortuna histórico-cultural.
3. Os géneros da escrita camoniana:
3.1. A Lírica: Códigos e modelos; o princípio da imitação; temas e formas poéticas dominantes; a síntese alcançada. A vitalidade do estilo poético camoniano.
3.2. A Épica: a epopeia no sistema de géneros do Renascimento; Os Lusíadas e seus modelos; a matéria épica tratada; a organização estrutural do poema; o lirismo patente; formas de expressão; mitos e símbolos.
3.3. O Teatro: os autos camonianos e a tradição dramática quinhentista; temas principais; a modelação das personagens; organização estrutural.
4. Constantes do macrotexto camoniano: valores poéticos e morais; linhas de força fundamentais; síntese e originalidade.
Description:
1. The historical and cultural context of the Camonian work. Movements, poetical codes and cultural trends.
2. Historical-literary and philological intents. Biography and biographism. Existential features of the Camonian work. Difficulties on the canon establishment. His historical-cultural fortune.
3. Genders of the Camonian writing:
3.1. Lyrics: Codes and models; the principle of imitation; the prevailing themes and poetical forms; the attained synthesis. The Camonian poetical style vitality.
3.2. Epics: The epic poem in the system of the Renaissance genders; the Lusiads and its models; the epic matter; the structural organization of the poem; the patent lyricism; forms of expression; myths and symbols.
3.3. Theater: The Camonian plays and the 16.th century dramatic tradition; the leading themes; the characters modelling; structural organization.
4. Constants of the Camonian macrotext: Poetical and moral values; fundamental strength lines; synthesis and originality.
Bibliografia / Bibliography:
— Luís de Camões, Rimas. Texto estabelecido, revisto e prefaciado por Álvaro J. da Costa Pimpão. Apresentação de Aníbal Pinto de Castro, Coimbra, Livraria Almedina, 2005.
— Luís de Camões, Os Lusíadas. Leitura, prefácio e notas de Álvaro J. da Costa Pimpão. Apresentação de Aníbal Pinto de Castro, Lisboa, Instituto Camões, 3.ª ed., 1994.
— Luís de Camões, Teatro. Edição de Hernâni Cidade, Lisboa, Círculo de Leitores, s.d.
— Luís de Camões, Obras Completas. Prefácio e notas de Hernâni Cidade, Lisboa. Livraria Sá da Costa, s.d.
A bibliografia crítica será indicada no início do Semestre.
Critical bibliography will be indicated at the beginning of the Semester.
Conhecimentos de base recomendados:
Recomenda-se a leitura prévia da obra camoniana e a frequência de cadeiras de Literatura Portuguesa, cujos programas tratem de autores contemporâneos de Camões, bem como de cadeiras introdutórias ao estudo do texto literário.
Recommended prerequisites:
Students are recommended to read previously the whole Camonian work and attend disciplines of Portuguese Literature, the programs of which deal with Camões contemporary authors, as well disciplines of introduction to literary studies.
Língua de Ensino:
As aulas são leccionadas em língua portuguesa.
Teaching Language:
Classes are followed in Portuguese.
Métodos de Ensino:
As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo sempre que necessário à leitura, análise e comentário dos textos das obras camonianas. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.
Teaching Methods:
Classes follow a theoretical-practical standard, recurring whenever necessary to the reading, analysis and comment of texts from the Camonian work. Some sessions are also foreseen to direct students when they are involved in the composition of written essays, to discuss the theme, structure and, of course, their development. Besides, a weekly timetable is also foreseen to attend students, so that they can present and clarify their doubts.
Avaliação:
A avaliação de conhecimentos seguirá preferencialmente o sistema de avaliação contínua, constituído pela participação ativa nas aulas teórico-práticas e pela elaboração de um trabalho final ou a realização de uma frequência. No caso da elaboração do trabalho escrito, este deve conter entre 10 e 15 páginas, em letra Times New Roman 12, com o intervalo entre linhas de espaço e meio.
Também está previsto que os alunos façam esta cadeira em regime de avaliação final.
Assessment:
The evaluation of knowledge in this discipline follows in preference the system of continuous assessment, obtained through the active participation in theorical and practical classes and the composition of a final essay or a final test. In case the student chooses the composition of an essay, this must count from 10 to 15 pages, in Times New Roman characters, with 1,5 spaces between lines.
Students may also attend this discipline and evaluate their knowledge through final assessment.
Resultados da Aprendizagem:
No fim do curso, espera-se que os alunos estejam em condições de identificar os aspectos fundamentais da obra camoniana.
Por outro lado, espera-se que os alunos fiquem a dominar de modo panorâmico os aspectos dominantes que individualizam os diferentes géneros abordados, ficando capacitados para sistematizarem eficientemente os conhecimentos adquiridos.
Simultaneamente, os alunos serão estimulados a desenvolver e aprofundar os conhecimentos de leitura, análise e comentário não só dos textos recomendados, como de outros de natureza crítica.
Learning Outcomes:
At the end of this course, it is expected that students may identify the fundamental aspects of the Camonian work. On the other hand, it is expected that students stay in conditions of knowing in a panoramic way the main aspects which specify the different literary genders that here are dealt, becoming enabled to systematize efficiently the aquired skills. Simultaneously, students are stimulated to develop and deepen their capacity of reading, analysis and comment not only the recommended texts, but also to deal with critical bibliography.
Avisos:
Esta cadeira insere-se no leque de disciplinas de opção disponibilizado pelo Grupo de Estudos Românicos:
— É uma cadeira de opção condicionada oferecida pela área do Português;
— Cadeira de opção disciplinar para os estudantes de Línguas Modernas, com outras variantes;
— Cadeira de opção livre para os estudantes de outras licenciaturas.
Para mais informações sobre actividades no âmbitos dos Estudos Camonianos, consulte-se a página web: http://www.uc.pt/ciec
Important Remarks:
This discipline is available as an option offered by the Group of Romanic Studies:
— It is a conditioned option offered by the area of Portuguese;
— Disciplinar option for students of the BA Course in Modern Languages, with other alternatives;
— Free option for students belonging to other Courses.
For further information related with the activities of the Camonian Studies see the website of the Interuniversitary Center of Camonian Studies: http://www.uc.pt/ciec
2º Semestre - Estudos Camonianos 2
Docente: Doutor Manuel Ferro
Apresentação:
Após uma abordagem global da obra camoniana, feita no primeiro semestre, visa esta cadeira analisar a recepção do Poeta na Literatura Portuguesa, determinando o modo como foi lido e criticamente julgado ao longo dos tempos, as circunstâncias que condicionaram essa recepção e as imagens que se construíram de Camões e da sua obra, centrando-se na análise das diferentes edições, nos comentários nelas contidos, nas biografias redigidas ou nos textos de poética.
Introduction:
After the global study of the Camonian work, done in the first semester, this course has the purpose of analysing the Poet’s reception in the Portuguese Literature, establishing the way in which he was read and critically judged, the circumstances that conditioned his reception and the images that were build of Camões and his work, focusing our attention in the analysis of the different editions, the commentaries that there can be found, the biographies written or Poetics treaties.
Duração:
Esta cadeira funciona em regime semestral, com a duração lectiva de 4 horas semanais, divididas em duas aulas de duas horas cada.
Length:
This discipline functions under the semester regime, with the weekly lenght of 4 hours of classes, divided into two lessons of two hours each.
Unidades Curriculares:
5 ECTS
Curricular Units:
5 ECTS
PROGRAMA:
“Camões nas Letras Portuguesas”
1. As edições d’ Os Lusíadas e das Rimas.
2. Leituras d’ Os Lusíadas:
2.1. A obra camoniana como modelo nos textos de poética do Barroco e Neoclassicismo.
2.2. A exegese do Poema.
2.3. Os Lusíadas como paradigma épico: a crítica ao Poema; as polémicas no Barroco e Neoclassicismo; as tentativas de reforma da epopeia e a decadência do género.
3. Ecos camonianos na produção lírica de poetas representativos de diferentes períodos literários.
4. Camões, homem e Poeta:
4.1. As biografias.
4.2. A génese do mito camoniano.
4.3. Camões, 'dramatis persona'.
5. Camões e a crítica: Os estudos camonianos no âmbito dos estudos literários.
Description:
“Camões along the centuries in the Portuguese Letters”
1. The Lusiads and Rimes editions.
2. Reading the Lusiads:
2.1. The Camonian work as a model in texts of Poetics belonging to the Baroque and Neoclassicism.
2.2. The epics exegesis.
2.3. The Lusiads as an epic pattern: The critique to the Poem; the polemics raised during the Baroque and Neoclassicism; the attempts to reform epopee and the decadence of the gender.
3. Camonian echos in the lyric production of representative poets of different literary periods.
4. Camões, the man and the Poet:
4.1. Biographies.
4.2. Genesis of the Camonian myth.
4.3. Camões, 'dramatis persona'.
5. Camões and literary critique: Camonian studies in the field of literary studies.
Bibliografia / Bibliography:
A bibliografia fundamental será indicada no início das aulas. No entanto, adiantam-se alguns títulos de referência que servirão de base para as matérias indicadas:
The fundamental bibliography will be delivered in the first days of classes. Nevertheless, the following titles are considered of basic reference for the above indicated subjects:
— Luís de Camões, Rimas. Texto estabelecido e prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão, Coimbra, Atlântida, 1973 (Reeditado em 1994 com nota de apresentação de Aníbal Pinto de Castro).
— Luís de Camões, Os Lusíadas. Leitura, prefácio e notas de Álvaro Júlio da Costa Pimpão, Lisboa, Instituto de Alta Cultura, 1972 (Reeditado em 1989 sob os auspícios do ICALP, com nota de apresentação de Aníbal Pinto de Castro).
— Actas da III Reunião Internacional de Camonistas (10 a 13 de novembro de 1980), Coimbra, Universidade, 1987.
— Actas do V Reunião Internacional de Camonistas, São Paulo, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1987.
— Aníbal Pinto de Castro, Retórica e Teorização Literária em Portugal: do Humanismo ao Neoclassicismo, Coimbra, Centro de Estudos Românicos, 1973;
— Manuel Ferro, A Recepção de Torquato Tasso na Épica Portuguesa do Barroco e Neoclassicismo, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade, 2004.
— Maria Lucília Gonçalves Pires, A Crítica Camoniana no Século XVII, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1982.
— Homenaje a Camões. Estudios Hispano-Americanos, Granada, Universidade de Granada, 1980.
Conhecimentos de base recomendados:
Recomenda-se a frequência prévia das cadeiras de Estudos Camonianos I e Literatura Portuguesa, cujos programas tratem de autores contemporâneos de Camões, bem como cadeiras introdutórias ao estudo do texto literário.
Recommended prerequisites:
Students are recommended to attend previously disciplines of Camonian Studies I and Portuguese Literature, the programs of which deal with Camões contemporary authors, as well disciplines of introduction to literary studies.
Língua de Ensino:
As aulas são leccionadas em língua portuguesa.
Teaching Language:
Classes are followed in Portuguese.
Métodos de Ensino:
As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo sempre que necessário à leitura, análise e comentário dos textos das obras recomendadas ou de outras consideradas pertinentes para a leccionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.
Teaching Methods:
Classes follow a theoretical-practical standard, recurring whenever necessary to the reading, analysis and comment of texts from the recomended Camonian literary works or from other titles considered relevant to the teaching of the items belonging to the program. Some sessions are also foreseen to direct students when they are involved in the composition of written essays, to discuss the theme, structure and, of course, their development. Besides, a weekly timetable is also foreseen to attend students, so that they can present and clarify their doubts.
Avaliação:
A avaliação de conhecimentos seguirá preferencialmente o sistema de avalição contínua, constituído pela participação activa nas aulas teórico-práticas e pela elaboração de um trabalho final ou a realização de uma frequência. No caso da elaboração do trabalho escrito, este deve conter entre 10 e 15 páginas, em letra Times New Roman 12, com o intervalo entre linhas de espaço e meio.
Também está previsto que os alunos façam esta cadeira em regime de avalição final.
Assessment:
The evaluation of knowledge in this discipline follows in preference the system of continuous assessment, obtained through the active participation in theorical and practical classes and the composition of a final essay or a final test. In case the student chooses the composition of an essay, this must count from 10 to 15 pages, in Times New Roman characters, with 1,5 spaces between lines.
Students may also attend this discipline and evaluate their knowledge through final assessment.
Resultados da Aprendizagem:
No fim do curso, espera-se que os alunos estejam em condições de identificar os aspectos fundamentais da recepção literária de Camões nas letras portuguesas ao longo dos séculos. Por outro lado, espera-se que os alunos fiquem a dominar de modo panorâmico os aspectos fundamentais que individualizam estes estudos de recepção, ficando capacitados para sistematizarem eficientemente os conhecimentos adquiridos. Simultaneamente, os alunos serão estimulados a desenvolver e aprofundar os conhecimentos de leitura, análise e comentário não só dos textos recomendados, como de outros afins.
Learning Outcomes:
At the end of this course, it is expected that students may identify the fundamental aspects of the Camões’ literary reception in the Portuguese Letters along the centuries. On the other hand, it is expected that students stay in conditions of knowing in a panoramic way the main aspects which specify these studies of reception, becoming enabled to systematize efficiently the aquired skills. Simultaneously, students are stimulated to develop and deepen their capacity of reading, analysis and comment not only of the recommended texts, but also other correlative works.
Avisos:
Esta cadeira insere-se no leque de disciplinas de opção disponibilizado pelo Grupo de Estudos Românicos:
— É uma cadeira de opção condionada oferecida pela área do Português;
— Cadeira de opção disciplinar para os estudantes de Línguas Modernas, com outras variantes;
— Cadeira de opção livre para os estudantes de outras licenciaturas.
Para mais informações sobre actividades no âmbito dos Estudos Camonianos, consulte-se a página web: http://www.uc.pt/ciec
Important Remarks:
This discipline is available as an option offered by the Group of Romanic Studies:
— It is a conditioned option offered by the area of Portuguese;
— Disciplinar option for students of the BA Course in Modern Languages, with other alternatives;
— Free option for students belonging to other Courses.
For further information related with the activities of the Camonian Studies see the website of the Interuniversitary Center of Camonian Studies: http://www.uc.pt/ciec
Fonte: Página oficial da Universidade.