Centro Cultural de Ílhavo
8 de maio de 2015
Duração: 60’
Autor:
Luís Vaz de Camões
Adaptação:
Anabela Mateus e Paula Gomes
Conceção, Dramaturgia, Encenação, Seleção musical, Figurinos, Adereços Cenografia:
Anabela Mateus e Paula Gomes
Intérpretes:
Grupo de Teatro MarAlegre
Participação Especial:
Alunos da Ginástica de Grupo
Apoios:
Câmara Municipal de Ílhavo
Agrupamento de Escolas de Ílhavo
Confraria Camoniana
CIEC da Universidade de Coimbra
Integrado no Festival de Teatro do Município de Ílhavo, o grupo de teatro MarAlegre apresentou o seu espetáculo: a partir da epopeia de Camões recriou “num tabuleiro de xadrez as aventuras e desventuras de um povo que, por 'mares nunca dantes navegados' chegou a terras longínquas.Assim, num duelo entre o bem e o mal, reis, marinheiros, deuses, ninfas, guerreiros, são transformados em peças do jogo de xadrez que ora avançam, ora recuam, a caminho do Oriente... Colocar “preto no branco” a obra de quem canta os feitos gloriosos do povo lusitano, é o desejo do Grupo de Teatro MarAlegre.Imaginar “Os Lusíadas” como um jogo de xadrez através de um tabuleiro que se torna um palco, é colocar as peças como jogadas pensadas por Camões, num duelo entre o bem e o mal, numa jogada de mestre.”
O Clube Teatro MarAlegre:
O Clube de Teatro MarAlegre foi fundado em 2007 na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto.Entre as suas peças de inspiração clássica contam-se "Shakespeare em 4 Telas" (2009), "Odisseia de Homero… e não só!” (2010, 2011), “Heróis do Mar” (2012) e, em 2015, “Lusíadas Preto no Branco”, que foi apresentada no Centro Cultural de Ílhavo no âmbito do Festival de Teatro do Município.No âmbito do ciclo de conferências promovido pela Confraria Camoniana de Ílhavo no Museu Marítimo municipal, em 22 de novembro de 2014, o Clube apresentou “As Tágides de Camões”, complementando dramaticamente a palestra “As musas tagídeas de Camões na obra de Columbano Bordalo Pinheiro” proferida por Milton Pacheco.
1. Convite para a exibição da peça, pelo grupo Mar Alegre.2. Guião de peça utilizado durante os ensaios. (foto, in Facebook)3. Maquilhagem preparativa das Ninfas. (ibidem)4. Cena da peça "Lusíadas, preto no branco" pelo grupo teatral MarAlegre. (ibidem)
Lusíadas Preto no Branco. – Peça teatral adaptada de “Os Lusíadas” por Anabela Mateus e Paula Gomes e interpretada pelo Grupo de Teatro MarAlegre, o clube de teatro da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto. – Ílhavo, Centro Cultural de Ílhavo, 8.05.2015. – [Duração: 60’; público-alvo: público em geral e alunos a partir do 2.º ciclo de escolaridade.