[Do Guia de 2015, Dep. de Estudos Portugueses, da FCSH-UNL]
Código: 711091009
Unidade Orgânica: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento: Estudos Portugueses
Créditos: 6
Professor responsável: Cecília Gonçalves Barreira
Horas semanais: 4
Língua de ensino: Português
Conteúdo
- Do século XV para o século XVI, a possibilidade de construir uma história da Cultura e das Mentalidades.
- Naquele tempo como eram as Casas: um conceito de intimidade bem diferente.
- O Casamento: desde o povo à burguesia passando pela fidalguia.
- O conceito de Privado e de Público nesses tempos.
- O Paço: El-Rei e a Corte, vivências régias.
- As festas: romarias, carnavais, santos.
- Portugal do ponto de vista político no século XVI: orgulho e preconceito.
- A encruzilhada ideológica do encontro entre a mentalidade medieval e a mentalidade dos Descobrimentos.
- A alimentação enquanto reflexo de diferenciações sociais, culturais e económicas.
- Do conceito de criança enquanto homem/mulher menores.
- As doenças e a peste: como se morria naquele tempo.
- Lisboa em êxtase, uma das cidades mais importantes do mundo e a crise de 1580.
- A nossa grande Epopeia: Os Lusíadas.
- Como a Literatura pode ajudar a história das mentalidades e a história da cultura.
Bibliografia
- Mattoso, J. (1992). História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
- Duby, G. (1990). História da Vida Privada. Lisboa: Círculo de Leitores.
- Silva, Vitor Aguiar e (2011). Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Caminho.
- BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800 (1978)
- BURKE, Peter. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália (1987)
- Martin, John Jeffries. The Renaissance: between myth and history. In Martin, John Jeffries (ed). The Renaissance: Italy and abroad. Rewriting Histories. Routledge, 2003.
- Nunes, Benedito. Diretrizes da Filosofia no Renascimento. In: Franco, Afonso Arinos de Melo et alii. O Renascimento. Rio de Janeiro.
Método de ensino
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos durante a primeira parte da aula. Numa segunda parte haverá uma interacção de modo a que os discentes possam participar.
Método de avaliação
A avaliação compreende dois testes escritos, o primeiro a meio do semestre e o segundo no final (50 % cada um).