2016/07/04

Dicionário de Luís de Camões - Coordenação de Vítor Aguiar e Silva. Alfragide: Caminho, 2011.





Coordenação de Vítor Aguiar e Silva.
Alfragide: Caminho, 2011.

Contem 1005 p., mais 32 p. de ilustrações: metade a seguir à p. 336, a outra metade a seguir à p. 736; ISBN 978-972-21-2146-0.



Índices de verbetes
- por temas
- por autores


“O Dicionário de Luís de Camões, obra concebida sob a coordenação do Prof. Vítor Aguiar e Silva, constitui um vasto e rico Thesaurus da camonística contemporânea.
Os seus cerca de duzentos artigos, da autoria dos mais reputados camonistas nacionais e estrangeiros, proporcionam ao leitor uma informação abundante, rigorosa e atualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, sobre a suacontextualização histórico-literária, sobre os seus problemas filológicos, sobre a influência e a crítica camonianas nos diversos períodos da literatura portuguesa e, numa perspectiva comparatista, sobre a recepção de Camões nas principais literaturas mundiais, desde a espanhola à brasileira e à norte-americana.”

(Fonte: Sinopse, na página da Editorial Caminho)


Conheça melhor o Dicionário de Camões aqui:





Edição brasileira, na Leya:


"Um tesouro literário sobre o criador de Os lusíadas! Com mais de 200 artigos que estudam as relações da obra de Camões com a pintura, as artes plásticas e com a música, sua influência na literatura latina e americana, o Dicionário de Luís de Camões é um abundante e atualizado material sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Luís de Camões, conhecido como o maior poeta português de todos os tempos. 
Eternizado por Os Lusíadas – considerado a epopéia portuguesa por excelência – Camões influenciou gerações de escritores, pensadores, poetas, filósofos, sendo até hoje referência obrigatória para todos os amantes de literatura ao redor do mundo. 
Nesta obra, o Professor Vitor Aguiar e Silva concede especial atenção à relevância da tradição clássica na obra de Camões e às relações, sobretudo, da sua poesia lírica e épica com a literatura castelhana e com a literatura italiana dos séculos XV e XVI."
(Fonte: Sinopse, na página da Amazon.com.br)


[Atualizado a 3.07.2016]