2016/09/09

CAMONISTA - Vanda Anastácio





Vanda Anastácio

Camonista, professora de literatura e cultura portuguesas, editora literária... Tem dedicado especial interesse ao teatro de Luís de Camões.

Fotografia, in perfil no Facebook, 2016.

Conheça o trabalho desta investigadora aqui e na sua página oficial.






CAMONIANA 



Vídeo, no Youtube. - clique na legenda.




Visões de Glória: uma introdução à poesia de Pêro de Andrade Caminha

2 vols., Lisboa: FCG-JNICT, 1998.

– Edição da tese de doutoramento, 4 vols., Lisboa: UNL, 1993.


  • (2001) Lectures de Pétrarque parmi les poètes de la generation de Camões, in BLANC, Pierre (ed.) Dynamique d’une expansion culturelle: Pétrarque en Europe XIV-XXe siècle, Paris: Honoré Champion, 685-702.









 Teatro completo de Luís de Camões


    Prefácio, notas e fixação do texto por Vanda Anastácio. 
    Porto: Caixotim, 2005. 



  • (2010) Géneros literários referências clássicas na Cultura Portuguesa do Renascimento à Época Moderna. Coautoria com Inês de Ornellas e Castro. Lisboa: Centro de Estudos Clássicos-FLUL.
  • (2014) Pêro de Andrade Caminha e Carolina Michaëlis de Vasconcelos: achegas para a história da edição de Joseph Priebsch, in DELILLE, Maria Manuela Gouveia; João Nuno Corrêa-Cardoso e John Greenfield (orgs.) Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos: a sua projecção nas artes e nas letras portuguesas. Porto: Fundação Eng.º António de Almeida- FLP, [evento de 2013], 471-500.
  • (2015) Diffusing drama: manuscript and print in the transmission of Camões’s plays, in EARLE T. F.; Catarina Fouto (eds.) The reinvention of theatre in sixteenth-century europe. traditions, texts and performance. London: Legenda, MHRA and Maney Publishing, 281-296.
  •  (2015) O Teatro, in José Augusto Cardoso Bernardes (coord.) Camões nos prelos de Portugal e da Europa. A Biblioteca Camoniana de D. Manuel II. Coimbra: Imprensa da Univ.-Fundação da Casa de Bragança, 109-150.
  • (2015) Uma Biblioteca Humanística: os objectos procuram aqueles que os amam: catálogo da exposição. Lisboa, FCG.












Leituras potencialmente perigosas

e outros estudos sobre Camões e a sua época

- Lisboa: Caleidoscópio, 2020.







[A apresentação dos textos, integrados em três secções temáticas, está de acordo com a ordenação dada pela autora na coletânea de ensaios Leituras potencialmente perigosas: e outros estudos sobre Camões e a sua época. Lisboa: Caleidoscópio, 2020:]

ENTRE A HISTÓRIA E A LENDA

  • (2010) A criação de um poeta nacional: breve panorâmica das edições da lírica camoniana entre 1595 e 1870, Floema: Caderno de Teoria e História Literária, Baía, n.º 7 (jul.-dez. 2010), 61-74; Reprod. em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 11-22.
  • (2010) Frei Bartolomeu Ferreira: aspectos da actuação de um censor, Cadernos ISTA, n.º 23, Ano CV (2010), p. 105-118; e em (2012) A lenda dourada de Frei Bartolomeu Ferreira, Convergência Lusíada, Rio de Janeiro, vol. 23, n.º 27 (jan.-jun.); reprod. em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 23-34.
  • (2004) Leituras potencialmente perigosas: reflexões sobre as traduções castelhanas de Os Lusíadas no tempo da União Ibérica, Revista Camoniana, Bauru/SP: EDUSC, 3.ª série, n.º 15 (2004), 159-178; e em (2005) Leituras potencialmente perigosas: as traduções castelhanas de Os Lusíadas no tempo da União Ibérica, in Tobias Brandenberger und Henri Thoreu (orgs.), Portugal und Spanien: Probleme (k)einer Beziehung, in Trierer Studien zur Literatur, n.º 45, Trier: Peter Lang Europäischer Verlag der Wissenschaften, 93-105. – reprod. em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 35-45.
  • (2011) Pero de Andrade Caminha, in Dicionário de Camões. Coord. Vitor Manuel de Aguiar e Silva). Lisboa: Caminho, 107-109; reprod., com o título “Pero de Andrade Caminha: o rival de Camões” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 46-51.
  • (2011) D. Francisca de Aragão, in Dicionário de Camões. Coord. Vitor Manuel de Aguiar e Silva). Lisboa: Caminho, 33-38, e (2011) Infanta D. Maria, Idem, Ibidem, 566-572; reprod., com o título “Duas amadas atribuídas a Camões: D. Francisca de Aragão e a Infanta D. Maria” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 52-71.
  • (2016) Entre o Rio de Janeiro e Lisboa (modos de pensar e de fazer os Estudos Camonianos em 1925), in Gilda Santos e Paulo Motta Oliveira (orgs.) Genuína Fazendeira: os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli, Rio de Janeiro, Bazar do tempo, p. 715-729; reprod., com o título “Entre o Rio de Janeiro e Lisboa:  a criação da Cadeira de Estudos Camonianos em 1925” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 72-83.

POÉTICA E POESIA

  • (2005) Pensar o Petrarquismo, Revista Portuguesa de História do Livro, Lisboa: Centro de Estudos de História do Livro e da Edição, ano VIII, n.º16 , 41-80; reprod. em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 87-112.
  • (2006) ) Revisitação do trabalho de Jorge de Sena sobre o soneto peninsular, in Gilda Santos (org.) Jorge de Sena: ressonâncias e cinquenta poemas, Rio de Janeiro: Sete Letras, p. 144-156; reprod., com o título “Revisitação do trabalho de Jorge de Sena sobre os Sonetos de Camões e o soneto peninsular do séc. XVI” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. p. 113-124.
  • (2008) Introdução, in Sonetos da Marquesa de Alorna, Rio de Janeiro: Editora 7 Letras; e (2015)  Introdução, Marquesa de Alorna, Obras Poéticas: antologia, Lisboa: INCM; reprod., com o título “Alcipe e o modelo camoniano” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 125-139. – [Textos reformulados].

O TEATRO

  • (2005) “Introdução ao teatro de Camões”, in Teatro completo de Luís de Camões, prefácio, notas e fixação do texto por Vanda Anastácio, Porto: Caixotim; reprod. com o título “Teatro de Camões” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 143-149.
  • (2020) “Visita das fontes” de teatro camoniano: a publicação de Estevão Lopes e Andres Lobato e o Cancioneiro de Luís Franco Correia, in Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, p. 150-169.
  • (2020) Transmissão e difusão do teatro camoniano, in Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, p. 170-179.
  • (1991) Aparência e identidade no Auto dos Anfitriões de Camões in Estudos Portugueses: homenagem a Luciana Stegagno Picchio. Lisboa: Difel, 519-568; reprod. com o título “Aparência e identidade no auto dos Enfatriões” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 180-22.
  • (2005) El Rei Seleuco, 1645: reflexões sobre o “corpus” da obra de Camões, Península: revista de Estudos Ibéricos, n.º 2, (2005), 327-342; reprod. em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 223-244.
  • (2006) Nota Breve acerca de El-Rei Seleuco, Santa Barbara Portuguese Studies, special issue: Luís Vaz de Camões Revisitado, coord. José A. Bernardes. Santa Barbara, Califórnia, vol. VII (2003 [publicado em 2006]), p. 213-220; reprod. com o título “Tradição clássica e tradição oral no Seleuco de Camões” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 245-251.
  • (2005) [Adaptação de parte da] “Introdução ao teatro de Camões”, in Teatro completo de Luís de Camões, prefácio, notas e fixação do texto por Vanda Anastácio, Porto: Caixotim; reprod. com o título “Um olhar sobre a fortuna editorial [do] teatro camoniano” em Leituras potencialmente perigosas. Lisboa: Caleidoscópio, 2020, p. 252-287.