João Domingos Bomtempo
em retrato de 1814
Obra: Requiem em C-minor, Op. 23 – “À memória de Camões” (c.1818)
Um requiem (do latim, significando
“descanso”) ou missa de requiem,
também conhecida como “missa para os mortos” ou “missa dos mortos” (do latim,
respetivamente: missa pro defunctis
ou missa defunctorum), é uma missa
da Igreja Católica oferecida para o repouso da alma dos falecidos,
usando uma forma particular do missal romano. Aqui o compositor consagra
este requiem à alma do grande poeta luso Luís de Camões (c.1524-c.1580),
prestando-lhe, pois, homenagem.
Considerada a obra-prima do compositor João
Domingos Bomtempo (Lisboa, 28.12.1775 -
Lisboa, 18.08.1842, também pianista clássico e pedagogo), o Requiem
Op.23 (À memória de Camões), é criada numa época romântica, de
revalorização dos valores pátrios da história portuguesa, que tinha originado a
publicação em França da famosa edição de Os Lusíadas (Paris: Officina Typographica Firmin Didot, 1817) pelo
Morgado de Mateus e, em 1825, fornecerá matéria de inspiração para a escrita do poema dramático Camões (Paris:
Livr. Nacional e Estrangeira) de Almeida Garrett.
Este requiem é considerado
por alguns o mais importante composto entre o Requiem de
Mozart (1791) e o de Berlioz (1837).
(Imagem: The body of
Abel found by Adam and Eve, 1825, por William Blake)
Requiem em C-minor, Op. 23 – “À memória de Camões”
Introit - Kyrie 00:00
Dies Irae 09:25
Offertorium 30:42
Sanctus 39:59
Benedictus 42:52
Agnus Dei 46:08
Compositor: João Domingos
Bomtempo
Soprano: Ana
Pusar-Jerič
Alto: Heidi Riess
Tenor: Christian
Vogel
Baixo: Hermann
Christian Polster
Coro: Berlin Radio
Chorus
Orquestra: Berlin
Radio Symphony Orchestra
Maestro: Heinz Rögner
Outra versão,
disponível online, em ALLMusic (é preciso inscrição no site):
Messe de
Requiem, for soloists, chorus & orchestra, Op. 23
Intérprete: Heinz Rögner
Introitus
1. Requiem aeternam, 4:53
2. Kyrie eleison, 1:41
3. Christe eleison, 2:48
Dies
irae
4. Dies irae, 2:15
5. Tuba mirum, 2:05
6. Judex ergo, 1:50
7. Quid sum miser, 2:59
8. Juste judex, 1:41
9. Ingemisco, 2:42
10. Confutatis, 2:44
11. Lacrymosa, 3:05
12. Dona eis requiem, 1:43
Offertorium
13. Domine Jesu Christe,
4:28
14. Hostias et preces, 4:45
Sanctus
15. Sanctus, 2:49
Benedictus
16. Benedictus, 3:15
Agnus
dei
17. Agnus dei, 9:37
“Seguramente uma das mais belas, notáveis e importantes
partituras de missa de exéquias da história da música ocidental”
por Coffeepaste
O Ensemble MPMP, no seu
efetivo coral e orquestral, com mais de 60 músicos em palco, apresentou esta
obra em 30 de abril 2017, no Centro Cultural de Belém. A partitura foi relida por
alguns dos mais prestigiados intérpretes da atualidade.
Ensemble
e Coro MPMP
Jan Wierzba, direção musical
Joana Seara, soprano
Ana Ferro, meio-soprano
Pedro Rodrigues, tenor
Nuno Dias, baixo
Produção: CCB / MPMP
Jan Wierzba, direção musical
Joana Seara, soprano
Ana Ferro, meio-soprano
Pedro Rodrigues, tenor
Nuno Dias, baixo
Produção: CCB / MPMP