2018/01/01

Passos de Os Lusíadas de acordo com o Programa do 9.º ano de escolaridade



Do Programa: “Passos de Os Lusíadas, de Luís de Camões, com incidência nos seguintes episódios e estâncias: Canto I – estâncias 13, 1941; Canto III – estâncias 118135; Canto IV – estâncias 8493; Canto V – estâncias 3760; Canto VI – estâncias 7094; Canto IX – estâncias 1829 e 7584; Canto X – estâncias 142144, 145146 e 154156.”

No quadro, indicam-se a negrito as passagens constantes no Programa.

Canto
Estâncias
[negrito = Programa]
Título (atribuído no manual)
Págs. no manual


I
1-3
Proposição
82-83
4-5
[Invocação]
86
6-10
[Dedicatória]
89-90
19
Início da narração
92
20-41, 42-44
Consílio dos deuses
92-97

III
1-2
[Invocação a Calíope]
---
3-5
[Início do discurso do Gama]
---
118-135, 136-137
Inês de Castro
103-107

IV
28-45
Batalha de Aljubarrota
111-114
84-93
Despedidas em Belém
117-119
94-102
[O Velho do Restelo]
---
V
37-60
O Gigante Adamastor
123-128
VI
70-94
Tempestade  e chegada à Índia
131-136
IX
18-29
Vénus recompensa os portugueses
141-144
75-84
A Ilha dos Amores
146-148
X
142144
Regresso a Lisboa e
150-151
145146 e 154156
considerações finais do Poeta
151-152

Atividades e conteúdos


1. Contexto: o autor e a sua época

A épica


  • Exploração em interação oral da dupla página de abertura.
  • Exploração da hiperpágina: “A Epopeia” (p. 72).

«O Autor e a Obra», Aníbal Pinto de Castro (p. 74):


  • Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir de uma imagem: o autor, a obra, a época.
  • Visionamento de excertos vídeo sobre Camões.

«Luís, o Poeta, salva a nado o Poema», de Almada Negreiros (p. 77):


  • Compreensão da leitura.

2. A obra – perspetiva global

«Os Lusíadas, um projeto nacional» (p. 78).«Origem e significado do título “Os Lusíadas”», (p. 79).


«Fontes d’Os Lusíadas», (p. 80).


«Estrutura d’Os Lusíadas» (p. 80).


3. A obra – análise interpretação

«Proposição» (p. 82):

  • Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
  • Um tema, outros textos — “Lusitana” (p. 85).

«Invocação» (p. 86):

  • Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
  • Expressão oral — exposição oral orientada.

«Dedicatória» (p. 89):

  • Antes de ler — audição de uma canção de José Cid, para completar a letra.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

Início da Narração e Consílio dos Deuses» (p. 92):

  • Antes de ler — observação de um mapa e interação oral em grande grupo.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

Síntese intercalar do Canto II (p. 101).

«Inês de Castro» (p. 102):

  • Antes de ler — visionamento de um vídeo de apresentação do bailado Pedro e Inês, seguido de interação oral em grande grupo.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

«Batalha de Aljubarrota» (p. 110):

  • Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
  • Visionamento do vídeo de um documentário.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

“Despedidas em Belém” (p. 117):

  • Antes de ler — audição do fado “À beira do cais”, para completar letra.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

“O Gigante Adamastor” (p. 122):

  • Antes de ler — audição da canção “O homem do leme”, para completar letra.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

“Tempestade e chegada à Índia” (p. 131):

  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

Síntese intercalar do Canto VII (p. 139).


Síntese intercalar do Canto VIII (p. 140).

“Vénus recompensa os portugueses” (p. 141):

  • Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.

“A Ilha dos Amores” (p. 146):

  • Antes de ler — audição da canção “Ilha dos Amores”, interação oral.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
  • Expressão oral — exposição oral orientada.

«Regresso a Lisboa e considerações finais do Poeta» (p. 150):

  • Antes de ler — interação oral a partir da observação de imagem.
  • Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.


Ler mais (p. 154):

“O Mostrengo”, “Mar Português”, de Fernando Pessoa.
“Os Deuses”, de Sophia de Mello Breyner
***
«Camões e a tença», de Sophia de Mello Breyner