Do Programa: “Passos de
Os Lusíadas, de Luís de Camões, com
incidência nos seguintes episódios e estâncias: Canto I –
estâncias 1‐3, 19‐41; Canto III – estâncias 118‐135; Canto IV – estâncias 84‐93;
Canto V – estâncias 37‐60; Canto VI – estâncias 70‐94;
Canto IX – estâncias 18‐29 e 75‐84; Canto X – estâncias 142‐144, 145‐146 e
154‐156.”
No quadro,
indicam-se a negrito as passagens constantes no Programa.
Canto
|
Estâncias
[negrito =
Programa]
|
Título
(atribuído no manual)
|
Págs. no
manual
|
I
|
1-3
|
Proposição
|
82-83
|
4-5
|
[Invocação]
|
86
|
|
6-10
|
[Dedicatória]
|
89-90
|
|
19
|
Início da
narração
|
92
|
|
20-41,
42-44
|
Consílio
dos deuses
|
92-97
|
|
III
|
1-2
|
[Invocação a Calíope]
|
---
|
3-5
|
[Início do discurso do Gama]
|
---
|
|
118-135,
136-137
|
Inês de
Castro
|
103-107
|
|
IV
|
28-45
|
Batalha de Aljubarrota
|
111-114
|
84-93
|
Despedidas
em Belém
|
117-119
|
|
94-102
|
[O Velho do Restelo]
|
---
|
|
V
|
37-60
|
O Gigante
Adamastor
|
123-128
|
VI
|
70-94
|
Tempestade e chegada à Índia
|
131-136
|
IX
|
18-29
|
Vénus
recompensa os portugueses
|
141-144
|
75-84
|
A Ilha
dos Amores
|
146-148
|
|
X
|
142‐144
|
Regresso a Lisboa e
|
150-151
|
145‐146 e 154‐156
|
considerações finais do Poeta
|
151-152
|
Atividades e conteúdos
1. Contexto: o autor e a sua época
A épica
- Exploração em interação oral da dupla página de abertura.
- Exploração da hiperpágina: “A Epopeia” (p. 72).
«O Autor e a Obra», Aníbal Pinto de Castro (p. 74):
- Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir de uma imagem: o autor, a obra, a época.
- Visionamento de excertos vídeo sobre Camões.
«Luís, o Poeta, salva a nado o Poema», de Almada Negreiros (p. 77):
- Compreensão da leitura.
2. A obra – perspetiva global
«Os Lusíadas, um projeto nacional» (p. 78).«Origem e significado do título “Os Lusíadas”», (p. 79).
«Fontes
d’Os Lusíadas», (p. 80).
«Estrutura
d’Os Lusíadas» (p. 80).
3. A obra – análise interpretação
«Proposição» (p. 82):
- Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
- Um tema, outros textos — “Lusitana” (p. 85).
«Invocação» (p. 86):
- Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
- Expressão oral — exposição oral orientada.
«Dedicatória» (p. 89):
- Antes de ler — audição de uma canção de José Cid, para completar a letra.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
Início da Narração e Consílio dos Deuses» (p. 92):
- Antes de ler — observação de um mapa e interação oral em grande grupo.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
Síntese intercalar do Canto II (p. 101).
«Inês de Castro» (p. 102):
- Antes de ler — visionamento de um vídeo de apresentação do bailado Pedro e Inês, seguido de interação oral em grande grupo.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
«Batalha de Aljubarrota» (p. 110):
- Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
- Visionamento do vídeo de um documentário.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
“Despedidas em Belém” (p. 117):
- Antes de ler — audição do fado “À beira do cais”, para completar letra.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
“O Gigante Adamastor” (p. 122):
- Antes de ler — audição da canção “O homem do leme”, para completar letra.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
“Tempestade e chegada à Índia” (p. 131):
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
Síntese intercalar do Canto VII (p. 139).
Síntese intercalar do Canto VIII (p. 140).
“Vénus recompensa os portugueses” (p. 141):
- Antes de ler — interação oral em grande grupo a partir da observação de uma imagem.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
“A Ilha dos Amores” (p. 146):
- Antes de ler — audição da canção “Ilha dos Amores”, interação oral.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
- Expressão oral — exposição oral orientada.
«Regresso a Lisboa e considerações finais do Poeta» (p. 150):
- Antes de ler — interação oral a partir da observação de imagem.
- Compreensão da leitura, gramática e expressão escrita — resolução do questionário.
Ler mais (p. 154):
“O Mostrengo”, “Mar Português”, de Fernando Pessoa.
“Os Deuses”, de Sophia de Mello Breyner
***
«Camões e a tença», de Sophia de Mello Breyner
«Camões dirige-se aos seus contemporâneos», de Jorge de Sena
«Luís, o poeta, salva a nado o poema», de Almada Negreiros