2018/01/01

Recursos didáticos - Referências



Pedagogia, Didática, Auxiliares de estudo



A

  • AA.VV (1998) V Fórum Camoniano: O ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância. Constância: CIEC. / Lisboa: Cosmos. – [82, [4] p. (23cm). ISBN 972-762-128-7].
  • AA.VV (2003?) IX Forum Camoniano: A projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares. Lisboa: Colibri / Constância: Associação da Casa-Memória de Camões em Constância. – [ISBN 972-772-413-2].

B

  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (2024) Camões na Escola: celebrações e desafios, in JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias / Descartável “Educação: Camões na Escola”, n.º 1401 (de 12 a 25 jun. 2024), p. 1-3.
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (2022) Edições escolares: as que existem e as que faltam, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 2-3.
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (2022) A oficina de Camões: apontamentos sobre Os Lusíadas  [LIVRO] Coimbra: Imprensa da Universidade.
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (2019) A oficina de Camões (apontamentos sobre Os Lusíadas), in Revista de Estudos Literários, n.º 9 - A historicidade da literatura (2019), Coimbra: FLUC - CLP, 289-321.
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso e Rui Afonso Mateus (2013), A Literatura e o Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (2007) Literatura e Ensino: entrevista com José Augusto Cardoso Bernardes, por Marinete Luzia Francisca de Souza, in Polifonia, v. 24, n.º 36 (jul-dez. 2017), Cuiabá-MT, p. 181-188.
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (2000) As estâncias finais d’Os Lusíadas ou “Nunca ouvido canto” de Camões, in Mathésis, n.º 9, Viseu: Universidade Católica Portuguesa, Departamento de Letras, p. 69-84.
  • BERNARDES, José Augusto Cardoso (1999) Os Lusíadas e a pedagogia dos valores, in Separata das I Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, Coimbra: ILLP (1999), p. 123-145.
  • BORREGANA, António Afonso (1989) Análise de Os Lusíadas. 2.ª ed., Setúbal: ed. de autor.
  • BORREGANA, António Afonso (1995) Os Lusíadas de Luís de Camões: o texto em análise. 2.ª ed., Lisboa: Texto. / 4.ª ed., 2.ª tir., 1998. / 5.ª ed., 1998. / 6.ª ed., 2.ª tir., 2003; 3.ª tir., 2005; 4.ª tir., 2006; 5.ª tir., 2007.
  • BORREGANA, António Afonso (1998) Camões lírico: o texto em análise. 4.ª ed., Lisboa: Texto. / 5.ª ed., 2001.
  • BUESCU, Maria Leonor Carvalhão (1984) Apontamentos de Literatura Portuguesa. Porto: Porto Ed. – [Com variantes no subtítulo – para os alunos dos liceus; segundo o programa para o 10.º e 11.º anos de escolaridade. – Existem edições de 1964, 1966, 1971, 1977 (2.ª ed.), 1980 (3.ª ed.) e uma ed. revista de 1993. - Diponho da ed. de 1984.]

C

  • CABRAL, Avelino Soares (1997) Camões épico: introdução à leitura de “Os Lusíadas”: 10.º ano. Mem Martins: Sebenta. – [Série “Cadernos de Português”].
  • CABRAL, Avelino Soares (1997) Camões lírico: 10.º ano. Mem Martins: Sebenta. – [Série “Cadernos de Literatura”].

M

  • MARNOTO, Rita – A leitura de Os Lusíadas: anacronismo e atualização, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 1-3.

P

  • PINHEIRO, Daniela – Haverá lugar para Os Lusíadas na sala de aula do século XXI?, in JL – Jornal de Letras, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos (jan.-fev. 2022), p. 3-4.

R

S

  • SUCENA, Cecília; CHUMBINHO, Dalila (s.d.) Para estudar Os Lusíadas: Camões épico. S. João do Estoril: Edições Bonanza. – [“Sebenta de Português].