2018/02/16

Camões e o nacionalismo português - Conferência por José Manuel Sobral



Camões e o nacionalismo português

Conferência

por José Manuel Sobral



24.02.2018, 16:00h
Auditório da Casa-Memória de Camões, em Constância


"José Manuel Sobral, Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, analisa o nacionalismo na época da publicação d'Os Lusíadas, mostrando como os temas do poema épico de Camões estão em sintonia com o modo como as nações europeias são então representadas no campo literário. 
Em seguida mostra a importância do poema na construção de uma imagem glorificadora dos portugueses e da sua história, que será retomada pelos nacionalismos subsequentes, com destaque para o período que se inaugura com a comemoração do tricentenário da sua morte. 
A concluir, aborda os motivos que explicam o lugar único de Camões nas diversas expressões do nacionalismo português."
Fonte: Conferência «Camões e o Nacionalismo Português», Constância Município - página web da Câmara Municipal de Constância, fev. 2018.

2018/02/01

“Cantando espalharemos por toda a parte...”, sarau anual do Círculo Cultural Scalabitano - fev. 2018



“Cantando espalharemos por toda a parte...”, 

Sarau Anual do Círculo Cultural Scalabitano


Espetáculo multidisciplinar; com a duração de 90’.
24 fev. - 21h30 25 
fev.  - 16h00



Espetáculo multidisciplinar com leitura encenada. "Navegabilidade para Oriente – descobertas, conquistas, evangelização, naufrágios, aventuras e desventuras".



A ação decorrerá no “Museu de Estátuas da Epopeia Portuguesa”. Nas salas “Da Descoberta do Caminho Marítimo para Oriente”, “Do Mercado no Oriente” e da “Etnografia Ribatejana”. 

Numa deambulação pelo imaginário dos descobrimentos, os atores, músicos e bailarinos das Secções e Academias do Círculo vão conduzir-nos numa viagem com Navegantes, Religiosos e Militares. Veremos amores e desamores, naufrágios, aventuras e a glória da descoberta.

Nesta viagem, seremos guiados por Camões, Fernando Pessoa e Fernão Mendes Pinto, numa ação que alterna tempos e épocas, mas isso... é o sortilégio do teatro! 

Ficha Técnica: 

Guião de José Ramos
Encenação: Nuno Domingos

Direção Coro: Maestro António Matias
Direção Orquestra Típica Scalabitana: Maestro Abílio Figueiredo

Coreografias: Encarnação Noronha

Participam: Veto Teatro Oficina, Coro do CCS, Orquestra Típica Scalabitana e Ballet da Academia de Dança do CCS

Espetáculo multidisciplinar; com a duração de 90’.

Informações e reservas: 

Rua Maestro Luís Silveira n.º 4
2000-117, Santarém. 
Telef.: 243321150
circuloscalabitano@gmail.com

Horários: 24 fev. | 21h30 25 fev. | 16h00