2021/05/31

Valencianos e Italianos, «Mandei a todos que falassem português»: As comédias de Sá de Miranda

VIDEOCONFERÊNCIA
por
José Camões


No âmbito das suas atividades científico-culturais, o Centro de Estudos Mirandinos irá realizar no dia 11 de junho, às 21h30, a videoconferência intitulada "Mandei a todos que falassem português»: As comédias de Sá de Miranda", que será proferida pelo Professor José Camões, investigador principal e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A inscrição é gratuita mas obrigatória através do link:
ou através dos contactos do CEM 
cem@biblioamares.pt ou 253995182

A conferência realizar-se-á através da plataforma Microsoft Teams.



Informações:

CENTRO DE ESTUDOS MIRANDINOS
Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda
Largo D. Gualdim Pais, n.º 19, 
4720-013 Amares
Telefone 253 995 182







2021/05/28

Maria e Dinamenne - José Craveirinha glosa um mote de Camões


 







Fonte da imagem.




O MOTE DE CAMÕES


Exausto

de insónias

peço ajuda ao bom Luís Vaz de Camões.


O então malquisto exilado português de Muipiti

senhor de ínclitos dotes na arte do soneto

generoso empresta-me seu método

de falar com os bruxos

no ambíguo tempo

dos homens.


Ele

o grão-sonhador que lambeu

suas crostas

imperfilado

em verso

deu-me

o mote:


Efémeros são os oiros dos biltres.

Vãos os poderes da espada e da pólvora.

Louvada seja a Dinamene

e Maria louvada seja também.


E ambos entoamos.


In: Maria, Livro IV. Maputo: Ndjira, 1998.p. 240-241.





José Craveirinha (1922-2003)

vencedor do Prémio Camões em 1991.

Saiba mais aqui.






2021/05/22

Reescrever o séc. XVI : Poesia visual camoniana e quinhentista







Na sexta-feira, 21 de maio de 2021, decorreu o webinário, apresentado por Micaela Ramon (CEHUM, UMINHO) e com a oradora Márcia Arruda Franco (Grupo de Investigação POÉTICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, USP), dedicado à “Poesia visual camoniana e quinhentista, no âmbito do projeto de investigação “Reescrever o séc. XVI”.



Poesia visual camoniana e quinhentista

por Marcia Arruda Franco

Sexta-feira, dia 21 de maio de 2021 

11h-13h (PT) / 7h-11h (BR)

Resumo:

“A poesia visual foi cultivada ao longo da história da poesia ocidental. No Renascimento, os poemas figurados da antiguidade foram modelizados pela Imitatio. A tradição trovadoresca, por sua vez, cultivou uma série de poemas visuais, como labirintos, anagramas, acrósticos, poemas colunados, sem prejuízo da vocalidade poética, alguns também cultivados na poesia camoniana. É possível propor uma antologia de textos visuais escritos por portugueses, no amplo século XVI.


Acerca de Marcia Arruda Franco

Márcia Arruda Franco é docente de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP). Como camonista, colabora desde 2005 com o CIEC da Universidade de Coimbra, redigiu os verbetes “O cânone literário português e Camões”, “Horacianismo em Camões”, “Labirintos”, “Desconcerto do Mundo”, etc. para o Dicionário de Luís de Camõe  (2011) e a sua produção ensaística tem valorizado Sá de Miranda, Camões, Garcia de Orta, o Renascimento português. 

Entre outros projetos, integra e co-coordena a equipe USP do projeto multidisciplinar da parceria USP-UMINHO – Reescrever o século XVI. É no contexto deste Projeto que agora se apresenta este Webinar.

Entre as suas publicações incluem-se: Camões, leitor de Sá de Miranda (1999); Sá de Miranda: um poeta no século XX (2001); Sá de Miranda: poeta do século de ouro (2005); Poesias / Francisco de Sá de Miranda (2011); Camões e Garcia de Orta: em Goa e em Portugal (séculos XVI e XIX) (2019).




2021/05/15

Fernando Pessoa e Luís de Camões, palestra por Ricardo Belo Morais





Fernando Pessoa e... Luís de Camões

CONFERÊNCIA

Integrada no Ciclo de Conferências “Fernando Pessoa e Outras Pessoas” 

15 demaio de 2021, às 16h00
na Biblioteca Municipal de Palmela

Conferência moderada por 

Ricardo Belo de Morais

escritor, investigador literário e técnico de biblioteca na Casa Fernando Pessoa.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Palmela







"O 12 de Março em que passam 450 anos sobre a primeira edição de Os Lusíadas faz-me recordar a tão bem-sucedida palestra comparatista "Pessoa / Camões" que estreei no ano passado na Biblioteca Municipal de Palmela. Esta, em particular, recupera todas as opiniões sobre a obra camoniana que Fernando Pessoa deixou escritas, várias publicadas e muitas outras deixadas no espólio da sua célebre arca de inéditos, além de surpresas que só a investigação profissional revela."
Ricardo Belo Morais
in página do Facebook do seu projeto Fernando Pessoa et al, 12.03.2022.



Palestra sobre Fernando Pessoa e Luis de Camões por Ricardo Belo Morais
na Biblioteca Municipal de Palmela, Sábado, 15 de maio de 2021, às 16h00.




"Entre abril e dezembro deste ano, o ciclo de conferências “Fernando Pessoa e Outras Pessoas”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Palmela, permitiu revelar novas facetas da obra de Fernando Pessoa e outros grandes escritores portugueses. As sessões foram moderadas por Ricardo Belo de Morais, investigador, escritor e especialista em Fernando Pessoa. Este é um projeto inédito, estreado em Palmela por convite da Câmara Municipal ao investigador, e que outros municípios já mostraram entretanto interesse em desenvolver.

A última conferência realizou-se no dia 4 de dezembro [de 2021], completando uma série de oito palestras de literatura comparatista, em que foram detalhadamente analisadas as relações biográficas e literárias entre Fernando Pessoa e os escritores Mário de Sá-Carneiro, Luís de Camões, Maria Gabriela Llansol, Sophia de Melo Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís, Miguel Torga, José Saramago e Cesário Verde. As sessões decorreram num tom intimista, de mergulho nas obras destas/es escritoras/es, em aspetos pouco conhecidos e documentados, com imagens e excertos."








    1. Imagem do cabeçalho da página do Facebook que identifica o projeto Fernando Pessoa et al do escritor e investigador literário Ricardo Belo de Morais, dedicado a palestras comparatistas.
    2. Cartaz divulgador das conferências a decorrer em 2021, na Biblioteca Municipal de Palmela.
    3. "Fernando Pessoa e Outras Pessoas: Município promoveu projeto inédito", imagem desta notícia publicada pela Câmara Municipal de Palmela.
    4. A Biblioteca Municipal de Palmela, onde decorreram as conferências proferidas por Ricardo Belo Morais. (in projeto "Fernando Pessoa et al")












2021/05/13

Celebrar meio milénio de Luís de Camões: 1524 - 2024


As Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões





Um programa para as comemorações do quinto centenário de Luís de Camões, a decorrer entre 12 de março de 2024 e 10 de junho de 2025, vai ser criado e proposto ao Governo até ao final do próximo ano.


Uma resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República, determina os critérios para a realização das comemorações do quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580), "expoente maior da literatura portuguesa e símbolo da vocação universalista da língua e da cultura [portuguesas]".

O objetivo destas comemorações é precisamente celebrar o contributo do poeta autor de "Os Lusíadas" para a história da literatura e da língua portuguesas: "Os 500 anos do nascimento de Camões são, assim, uma oportunidade única para pensar o legado de um poeta omnipresente, tanto na literatura como na identidade portuguesas, um dos maiores vultos da literatura universal, cujo génio é reconhecido como fundador de uma ideia de universalidade que hoje nos surge como revolucionária na escrita, na vocação e no pensamento".

Neste contexto, para organizar as comemorações, a resolução determina a criação de uma comissão de honra, de um comissariado consultivo e de uma estrutura temporária, composta por uma comissária, com a missão de definir, organizar e coordenar o programa oficial das celebrações.

A comissária designada é a catedrática Rita Marnoto, da Universidade de Coimbra, especialista em Literatura, que tem até ao final de 2022 para entregar ao Governo uma proposta de programa oficial das comemorações e a respetiva previsão de encargos.

As despesas orçamentais das comemorações, bem como o apoio administrativo e logístico à comissária, são suportadas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Rita Marnoto é professora catedrática da Faculdade de Letras e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde integra o Centro de Literatura Portuguesa.

No plano académico, tem vindo a dedicar o seu percurso à literatura italiana, à literatura portuguesa e às suas relações, tendo estudado o petrarquismo de Luís de Camões, a sua lírica e o contexto europeu de "Os Lusíadas".

Dirigiu ainda projetos de investigação sobre a obra o poeta e participou no Dicionário de Luís de Camões, coordenado por Vítor Aguiar e Silva.

Faz parte do grupo de trabalho do Centre International d'Études Portugaises de Genève que está a preparar a edição da obra de Luís de Camões, e da qual já saíram quatro volumes: "Filodemo", "Sonetos", "Canções" e "Redondilhas".

Fonte: Agência LUSA.



2021/05/10

2022 é um Ano Camões - o dos 450 anos da publicação de "Os Lusíadas"

2022




Encontram-se listados aqui os eventos celebrativos:






17.11.2020 a 28.04.2021, Coimbra. - Refrações Camonianas em Artistas do Século XXI – Vt Poesis Pictura. - Ciclo de conversas com artistas plásticos e Exposição no Museu Nacional de Machado de Castro, com curadoria de Maria Bochicchio. - Embora iniciado antes do ano da efeméride, é um evento grandioso e inaugurador da efeméride camoniana de 2022.






janeiro - junho 2022, Portugal. -  Amar Camões: encontros quinzenais de leitura de poesia abertos a quem passa, no átrio da Biblioteca da FLUL, org. de Gil Clemente Teixeira.








JL – Jornal de Letras, artes e ideias, n.º 1339 – Tema: Os Lusíadas, 450 anos, Ano XLI, (jan.-fev. 2022), p. 6-13. – Início da revisitação da obra do Poeta até 2024.






12.03.2022, Indonésia - Congresso Internacional dos 450 anos de Os Lusíadas, pela Rede de Camões na Ásia (RCnA). - Programa.









março, Vila Viçosa - Exposição alusiva aos 450 anos da 1ª edição de “Os Lusíadas”, org. Museu Biblioteca Casa de Bragança, cuja biblioteca contém os dois exemplares da princeps da coleção de S.M. o rei D. Manuel II.









20 de março de 2022, Lisboa - PASSEIOS DE DOMINGO - Ciclo Lusíadas 450 anos: percurso camoniano em Lisboa. Com o guia João Paulo Oliveira e Costa, a partir das 10h30e durante a manhã; como o limite de 20 pessoas, com encontro marcado no Largo Camões, Lisboa: junto ao monumento.









21 março e 1, 8, 15 abril 2022 – Celebrando Camões. - Ciclo de 4 conferências proferidas por Maria Bochicchio, do CIEC – Univ. de Coimbra, na Livraria Exclamação.







"A celebração do Dia Mundial do Teatro, 27 de março, começa 14 horas antes. António Fonseca estará de regresso ao D. Maria II para uma incursão pelo clássico de Camões, que começará às 10h de dia 26 e terminará à meia-noite."









12 a 26 março de 2022, sábado: 15h, 17h. - Partilhar Os Lusíadas, teatro, dir. Cecília Sousa. Em Lisboa, na Fábrica Braço de Prata.




5.05.2022 - Dia Mundial da Língua Portuguesa, 17h. - O Canal Matriz Portuguesa convida romancistas para "honrar o mais digno representante da Língua Portuguesa": Luiza Beltrão, Deana Barroqueiro, João Morgado. Com apresentação de João Micael











2022.06.1 a 30, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém - Portugal. - Exposição Documental: Camões nas suas versões. Org. Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.













8.06.2022, às 10:00 - Jornada Camoniana, no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa. Evento presencial e online. Programa disponível.








10 a 19 de junho de 2022. - Maratona de leitura (integral) d'Os Lusíadas, de Luís de Camões, pelos Centros deLíngua Portuguesa da Europa Central e de Leste do Camões, I.P. de Belgrado (Sérvia), Bucareste (Roménia), Budapeste (Hungria), Praga (Chéquia), Sófia (Bulgária), Varsóvi (Polónia) e Zagreb (Croácia). - Evento divulgado no canal do Youtube do Camões I.P. e no Facebook





12.03.2022 e 10.06.2022 - Luís Vaz de Camões: [Painel 1:] Do Nascimento a Os Lusíadas: [Painel 2:] De Os Lusíadas ao ocaso, e à glória. – Projeto infográfico assinalando a efeméride dos 450 anos da publicação de Os Lusíadas, 1572-2022. – Infografia: Cristina Pires dos Santos; Texto: Felipe de Saavedra; Ilustrações originais: Diana Costa. Uma iniciativa editorial do Camões – CLP de Belgrado, com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.









9 a 11.06.2022, 21:00 - Constância recebe as XXV Pomonas Camonianas, um grandioso evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila de Constância.








19.06.2022, das 9h15h - 18h - Colóquio Refracções Camonianas em Escritores do Século XX, na Casa de Mateus. Evento org. por Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, Fundação da Casa de Mateus, Direção Regional de Cultura do Norte. - Vídeo 1, Vídeo 2, Vídeo 3.







03.07.2022, às 17h, no Convento dos Capuchos / Caparica. - O impulso épico de Camões, com Nuno Júdice e Isabel Rio Novo e leituras de Lia Gama; moderação de Carlos Vaz Marques. Conversa 3, no Festival de Música CAPUCHOS.








03.07.2022, às 19h, no Convento dos Capuchos / Caparica. - Amor e tragédia nas viagens de Camões, pelo Agrupamento Sete Lágrimas, no Festival de Música CAPUCHOS.









22-23.09.2022 - Os Lusíadas: 450 anos, ciclo de conferências e debates organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP / Brasil.





4.10.2022 a 22.03.2023 - exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos", na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Açores. Coord. Maria do Céu Fraga.




2.º semestre de 2022 (outubro), EUA - Navigating 450 years of Os Lusíadas, por Camões@Harvard: o 
Departamento de Línguas e Literaturas Românicas e a Biblioteca da Universidade de Harvard. - Programa.









14 out. – 14 nov. 2022, Vila Pouca de Aguiar. - Exposição 450 Anos de Os Lusíadas de Luís de Camões – Coleção particular de Paulo Sá MachadoMuseu Municipal Pe. José Rafael Rodrigues.











20.10.2022 - Santa Barbara, California - Congresso Internacional Camões: A Global Poetry For All Seasons. Realizado presencialmente na Universidade da Califórnia e online. Org. Universidade de Coimbra e Universidade da Califórnia.







26 a 28.10.2022, em Ponta Delgada. - Congresso "Os Lusíadas na escola e na sociedade. - Org. CEHu, Universidade dos Açores.








4 out. - 31 dez. 2022, Luxemburgo. - Exposição Le Portugal au Luxembourg à travers les ages. Org. Biblioteca Nacional do Luxemburgo. Conferência acerca do acervo por Christophe Marinheiro.








1 nov.,16h30 EUA: Brown University /Maddock Alumni Center, evento transmitido online. - Conferência "Modern Dimensions of Camões’ The Lusiads", pelo Professor Onésimo T. Almeida. Org. Dep. Portuguese and Brazilian Studies.









2 nov. a 31 dez. , Santarém: Biblioteca Municipal. - Comemoração dos 450 anos da 1ª edição “Os Lusíadas: exposição bibliográfica. Org. Santarém Cultura.















7-10.11.2022, Brasil. - Colóquio Um dia de Camões 2022. Org. Universidade Federal Fluminense.










10.11.2022, 21h30, em Coimbra - Orphika: Camões, outros (en)cantos. - Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Org. Paulo Bernardino e Coral Stella Maris. Com o Apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra e o Teatro Académico Gil Vicente.











2022-11-17 a 22.01.2023. - Camões en el 450 aniversario de los Lusíadas (1572-2022). - Exposição, Biblioteca de Castilla-La Mancha, Espanha. Curadoria: Aurelio Vargas Díaz-Toledo e Barbara Fraticelli.











18.11.2022, Brasil. - 450 anos d’Os Lusíadas, de Luís de Camões: exposição e conferências.  No Rio de Janeiro: Espaço Cultural Elizeu Visconti e Auditório Machado de Assis / canal da FBN no YouTube. Org. Fundação Biblioteca Nacional.









18-19.11.2022, Figueira da Foz. - Os Lusíadas na Escola. - Congresso realizado no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Org. Centro de Literatura Portuguesa, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Centro de Formação de Associações de Escolas Beira Mar, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.






18-19.11.2022, Figueira da Foz. - Durante o congresso  Os Lusíadas na Escola estará patente a exposição iconográfica e bibliográfica Os Lusíadas – Utopias de Luz e de Sombra na ilha dos amoresOrg. Equipa do Livro Antigo da BGUC.








20/24/.../...-11-2022, às 18h (Lisboa), Califónia/Coimbra, online. - Camonian Poetics Conferences. - Quatro conferências em torno de  Refracções Camonianas na Novíssima Poesia Portuguesa do Século XXI. Org. CIEC de Coimbra & CEP da Univ. da Califórnia.











21.11.2022, 17h00, na Galeria Sá da Costa, Chiado/Lisboa. - 7.ª ed. de Clássicos em Cena, projeto e dir. de Silvina Pereira / Teatro Maizum. - Leitura encenada do corpus trágico clássico português.








23.112022  a  31.01.2023,  na Sala Iberê Camargo, MASM / Brasil. - Exposição "Série Grandes Mestres no MASM: Os Lusíadas, por João Luiz Roth". - Curadoria e expografia: Marcio Flores.











28.11.2022, 9h15-17h00, Sala Athena da Maison de la Recherche da Universidade Sorbonne Nouvelle / Paris. - Jornada de estudos "Ai! Ou como gozar em português”. Org. Fernando Curopos e Egídia Souto (Crepal)









2.12.2012, às 21h, Amares. - Videoconferência “Cantar Camões: um cancioneiro musical para Luís de Camões”por Fábio Vianna Peres / Capela Ultramarina. Evento organizado pelo Centro de Estudos Mirandinos.









2023, 19 jan. - 19 fev., no Museu do Oriente, Lisboa. - A Exposição Universal da Matriz Portuguesa: A Viagem do Espanto: 1.ª expedição de Vasco da Gama: 525 anos. – Org. Matiz Portuguesa (MPADC).