MESTRADO EM ESTUDOS PORTUGUESES
Seminário de Estudos Camonianos
Ano académico 2021-2022
Código 722091128
10 Créditos
Objectivos
Com este seminário pretende-se que os estudantes venham a:- Adquirir conhecimentos avançados das obras de Camões e dos seus contemporâneos, da poesia e do teatro renascentistas, e de Camões em particular, nos seus contextos materiais e institucionais.
- Desenvolver trabalhos académicos sobre estudos camonianos em várias áreas como a educação, a crítica literária, a escrita criativa ou a edição de texto.
Conteúdo
- Conhecer Camões é não só conhecer um génio literário mas obter um conjunto de referências e um repositório de significados sempre presentes na nossa cultura. As aulas combinarão a análise literária e histórica, estudando cada poema ou o teatro camoniano como uma obra de arte histórica, um texto trans-histórico, e um guião para a criatividade contemporânea.
- O programa oferece uma oportunidade única para o estudo de Camões e do seu tempo ao nível de pós-graduação, incentivando um entendimento crítico do contributo de Camões para a nossa história literária, científica e teatral, e do lugar que a sua obra ocupa no panorama cultural actual, constituindo uma sólida base para investigação de alto nível.
Bibliografia
- Luís de Camões, Lírica Completa (ed. Maria de Lurdes Saraiva). Lisboa: IN-CM.
- Luís de Camões, Os Lusíadas (ed. A. J. Costa Pimpão). Lisboa: Instituto Camões, 2000.
- Barreto, J. F. (1672). Micrologia Camoniana. Lisboa: BN, 1982.
- Sena, J. de (1962). "O Fantasma de Camões", in O reino da Estupidez II. Lisboa: Moraes.
- Aguiar e Silva, V. (2011) (Coord.). Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Caminho.
Método de ensino
Para além do Professor responsável pelo curso, serão convidados especialistas para proferirem conferências em áreas específicas como a Matemática, a Geografia, a Astronomia, a Ciência Náutica, a Medicina, as Ciências Naturais, o Teatro, etc., no tempo de Camões, e cujas marcas podem ser encontradas na sua obra.
Método de avaliação
A avaliação consistirá na elaboração de um ensaio sobre um tema abordado nas sessões.Fonte: Departamento de Estudos Portugueses, FCSH - UNL