EDIÇÕES DE COLECIONADOR
A Livraria Lello no Porto, na sua loja online, anuncia pela "módica" quantia de 5 500,00€ uma "edição de colecionador", "um precioso tesouro" - a célebre edição de 1639 de Os Lusíadas comentados por Manuel de Faria e Sousa:
"Mais um precioso tesouro para adicionar à sua camoniana: uma edição de Os Lusíadas, publicada em 1639 e comentada por um dos principais estudiosos e críticos da poesia camoniana no século XVII. Esta obra, dividida em dois volumes, é curiosamente encadernada a pergaminho. As folhas de guarda são também um reaproveitamento de outros livros não relacionados com a obra, apresentando texto e pautas musicais." - In: Livraria Lello.
Referência abreviada:
Lusiadas de Luis de Camoens, Principe de los Poetas de España. Al Rey N. Señor Felipe Quarto el Grande. Comentadas por Manuel de Faria i Sousa [...]. Madrid: por Iuan Sanchez, 1639. - 4 tomos em 2 vols.
"Manuel de Faria e Sousa dedicou grande parte da sua produção literária aos Descobrimentos portugueses e à figura de Camões. Contestado por muitos como um falsificador dos escritos do poeta épico, não pode deixar de ser visto como um dos seus principais divulgadores.
Como escreveria Lope de Vega,
"assi como Luiz de Camoens es príncipe de los poetas que escrivieron en idioma vulgar, lo es Manuel Faria de los commentadores en todas lenguas”.
In: Livraria Lello.