2022/01/07

Exposição camoniana nos Paços do Concelho de Lisboa, 1934

Exposição camoneana realizada de 9 a 12 de junho de 1934 nos Paços do Concelho de lisboa por ocasião das Grandes Festas da Cidade. – Catálogo. Lisboa: Serviços de Industriais da Câmara Municipal de Lisboa, 1934. – [74(1) p.].

Exposição camoneana de bibliografia e iconografia

Lisboa, Paços do Concelho, 9 a 12 de junho de 1934

com a colaboração de Afonso Dornelas e José Maria Rodrigues



“Homenagens a Camões integradas nas Festas da Cidade

por Irisalva Moita*


“Quando em 1934 a Câmara Municipal de Lisboa instituiu as Festas da Cidade que, nesse ano e no seguinte de 1935, tiveram brilho desusado, a Comissão então nomeada para as programar e organizar, presidida por Luís Pastor de Macedo, querendo nelas introduzir manifestações de caráter científico e cultural, de forma que estas não só divertissem como também educassem o «bom povo de Lisboa», aproveitando o facto de estas decorrerem no mês de Junho, resolvem introduzir no respetivo programa homenagens a prestar a Luís de Camões.

A inauguração oficial dos festejos de 1934 abriu, no dia 9 de Junho, com uma Exposição camoniana de bibliografia e iconografia, organizada nos Paços do Concelho, com a colaboração de Afonso Dornelas e José Maria Rodrigues, constituindo o seu catálogo um dos mais interessantes e completos repositórios de documentação camoniana entre nós. Seguiu-se, no mesmo dia, uma conferência sobre a vida e obra de Luís de Camões pelo ilustre camonianista Prof. Hernâni Cidade. Entre as cerimónias programadas para as festas de 1935 figurou, no dia 10, a cerimónia do descerramento duma lápide camoniana colocada no Convento de Santana, sobre o local onde se pensa esteve o túmulo de Camões. Por outro lado, a Feira do Livro, atendendo a uma sugestão da Câmara, dedica esse dia aos Poetas Portugueses em homenagem ao maior de entre eles.

Os programas das festas de 1934 e 1935, ilustrados, respetivamente, por Almada Negreiros e Stuart Carvalhais, incluem algumas vinhetas camonianas de grande interesse, cujos originais estão na posse dos Museus Municipais.

Programa das Festas da Cidade de 1934 

— página com ilustração de Almada Negreiros alusiva a Camões.


As Festas da Cidade com a intenção prescrita por aquela Comissão não têm prosseguido, pelo menos com regularidade, mas delas ficou a tradição de a Câmara prestar, no dia 10 de Junho, homenagem ao Príncipe dos Poetas Portugueses, através dessa simples mas tocante cerimónia da colocação, pelo seu presidente em representação da Cidade, dum ramo de flores no monumento do imortal autor de Os Lusíadas.

À devoção de Lisboa pelo culto de Camões, sempre viva e pronta a manifestar-se, foi ao ponto de levar uma Vereação (a presidida por Braamcamp Freire) a propor o dia 1o de Junho para dia da Cidade."

Programa das Festas da Cidade de 1935 

— página com ilustrações de Stuart Carvalhais alusivas a Camões. 






*Fonte:
MOITA, Irisalva – Lisboa e o seu município nas comemorações camonianas, in Revista municipal. Publicação cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Ano XXXIII, n.ºs 134-135 (trimestres de 1972), p. 26-27. – [Artigo total, p. 15-30].