2022/08/01

CELESTINA EM LISBOA





Celestina parou primeiro em Óbidos - Vila Literária, em festa com o Mercado Medieval, onde
este sábado foi recebida pelo mestre-livreiro Luís Gomes, da Livraria Artes & Letras, para a apresentação do livro Epistolário Magno de Luís de Camões, vol. 1. – Celestina em Lisboa, obra que constituirá um marco incontornável nos estudos camonianos.


Como refere na parte introdutória Felipe de Saavedra, o autor da edição crítica desta Carta VI de Luís de Camões agora publicada, ela permite-nos entender como o Poeta 
“adentra a cultura da comédia peninsular, adotando um registo burlesco que glosa a proposta moralista de Rojas. Enriquecem-na informações valiosas para a história dos costumes da Lisboa Quinhentista, temperadas pela efemeridade do anedotário, pelo confessionalismo e pelo desabafo próprios da escrita missivística, aqui valorizados por uma vasta cultura literária e um apurado sentido de humor”.



A apresentação da obra, dedicada à memória do Professor J. V. de Pina Martins, esteve a cargo do Professor José Camões, que entre muitos aspetos importantes para o leitor explanou a estrutura da obra – ver aqui a reprodução do índice. Na assistência convivial estiveram presentes colegas camonistas como as Professoras Maria do Céu Fraga e Isabel Almeida, ambas citadas na obra e referidas durante a conversa do autor.

Este Epistolário Magno de Luís de Camões faz parte da Coleção “Epistolários” da editora Canto Redondo, da responsabilidade de Joana Morão, com revisão de texto por Conceição Candeias e grafismo de José Espadinha.







Para saber mais sobre a obra, consulte: