2021/12/14

Para a história não oficial de Camões: novas abordagens de Estudos Camonianos - cadeira na USP


Para a História Não Oficial de Camões: Novas Abordagens de Estudos Camonianos


Área de Concentração: 8150
Criação: 14/12/2021
Nr. de Créditos: 8
120 horas

Docentes Responsáveis:
Marcia Maria de Arruda Franco
Maria Micaela Dias Pereira Ramon Moreira




Objetivos:

  • Reescrever a história oficial de Camões nas histórias literárias, a partir da revisitação de gêneros menos estudados de sua obra, como o retrato, as cartas em prosa, o teatro e o bucolismo homoerótico. 
  • Confrontar a centralidade deste poeta na história da literatura portuguesa pela revisitação das margens do cânone quinhentista. 
  • Estudar o aparato crítico produzido em torno da sua obra desde o século XVI, como comentários poéticos, vidas do poeta, edições de sua obra e seus paratextos. 
  • Entender a produção de Camões como autor central da literatura portuguesa por meio da análise do discurso histórico-literário. 
  • Examinar os lugares chave de sua recepção, do XVI ao XXI.

Justificativa:

Um Camões não oficial precisa ser desengavetado para varrer o pó dos arquivos quinhentistas. É preciso acabar com a crença de que Camões seja um gênio, o único, o melhor, o maior, e estudá-lo como mais um entre muitos pares, colocando a questão do cânone lírico. Logo, justificam-se os estudos à margem do cânone, sobre o retrato da prisão e determinados gêneros, formas e lugares, em que o discurso baixo ou medíocre, do erotismo à prostituição, foi a opção de escrita. Um Camões pouco estudado na Índia exerce a sátira política na poesia oral, vocalizando em performance a sua zombaria ao desconcerto do mundo. 
Enfim, o curso se justifica por reunir um corpus não muito estudado da obra camoniana, e por se propor a estudá-lo dentro do paradigma comunicacional dos estudos literários em perspectiva multidisciplinar. Aqui, trovas, sonetos, autos, cartas em prosa são estudados como manifestações da sátira camoniana. 
A emulação renascentista do homoerotismo antigo, pelo pacto ficcional da pastorícia entre figuras históricas e pastores, mostra-se forma de amor homoerótico cantada no registro adequado à ordenação retórico-poética do bucolismo no tempo de Camões, sem prejuízo de poesias eróticas que despertaram o desejo nas ledoras da sociedade de corte e mais tarde nas leitoras da sociedade burguesa. 
Camões, como seus contemporâneos, cultiva a poesia visual, compõe labirintos de versos, acrósticos abecedários, motes acrósticos, poesia lúdica comprometida com a sátira social, com a corte amorosa e com o ensino da história antiga. 
Frequenta em Lisboa o ‘mal cozinhado’, ‘Babel’ onde “mouros, judeus, castelhanos, leoneses, frades, clérigos, casados, solteiros, moços e velhos” pagodeavam, não sem arruaças. Camões não oficial teve doença venérea (Faria e Sousa dixit), experimentou na Índia drogas, afrodisíacos, triagas: lugares e imagens de sua poesia. 
Ofuscado pelo Camões oficial, herói do colonialismo português, o Camões não oficial está nos impressos e manuscritos quinhentistas e seiscentistas seus e de seus contemporâneos à espera de projetos editoriais e políticas educacionais.

Conteúdo:

1 – Retratos de Camões e a Arte de Retratar
2 – A questão do cânone lírico camoniano – fortuna editorial, prólogos e poemas paratextuais
3 – As 4 Vidas do Poeta no século XVII
3 – Cinco cartas em prosa e os dois códices da BNL
4 – Camões verbivocovisual: labirintos, acrósticos, abecedários e sátira ao Desconcerto do mundo
5 – Homoerotismo, bucolismo e Antologia Homoerótica sugerida por Frederico Lourenço
6 – Trovadorismo, autos e performance na sociedade de corte
7 – A recepção de Camões no século XVIII – Verney e Voltaire
9 – A personagem Camões no discurso ficcional e na história literária oitocentistas
10 – As comemorações do III centenário de Camões
11 – Afrânio Peixoto, Gilberto Freyre e a recepção camoniana nos modernismos do Brasil
12 – Releituras na contemporaneidade portuguesa

Forma de Avaliação:

Trabalho escrito, peso 2
Seminário remoto: peso 1
Participação em aula remota: peso 1

Observação:


I. Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1-100%) 
100%

II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online
Todas serão remotas.

III. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas
As aulas serão síncronas.

IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno
Textos digitalizados, powerpoints e lista bibliográfica.

V. Qual plataforma será utilizada
A plataforma a ser utilizada será o Google Meet

VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno/ambos)
Não será necessária a presença na universidade, salvo se a biblioteca estiver aberta e o aluno precise consultar o acervo.

VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro)
Durante as aulas; fora dos períodos das aulas, a qualquer horário, via encontro virtual em sala criada no Google Meet para tal, e-mail, whatsapp do grupo da disciplina.

VIII. Qual será a forma de controle da frequência nas aulas
As aulas serão síncronas e a presença será contabilizada de acordo com a presença virtual a cada sessão, conforme formulário enviado pelo Google Meet.

IX. Informação sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos
O microfone e câmera deverão estar desligados durante a exposição do professor e abertos durante o debate e seminários.

X. A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota)
A avaliação será por meio de trabalho escrito, apresentação remota de seminários e participação nos debates remotos que se seguem à exposição do professor a cada sessão de aula remota.



Bibliografia:


1- Manuscritos

  • [MISCELANEA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM PROSA E EM VERSO E VÁRIAS CARTAS, COMPILADA POR PEDRO ALVARES VAREJÃO] [ MANUSCRITO] – COD 9492 da Biblioteca Nacional de Portugal, 1551 a 1600. 197 fols. (cópia digital)
  • [TEXTOS LITERÁRIOS, DE CARÁCTER HISTÓRICO, GENEALÓGICO, APONTAMENTOS SOBRE VÁRIAS MATÉRIAS, ETC., REUNIDOS POR MANUEL SEVERIM DE FARIA] [ MANUSCRITO] – COD 8571 da Biblioteca Nacional de Portugal, 1551 a 1650. 333 fols. (cópia digital) 

2- Geral 

  • ALMEIDA, Aníbal. O Rosto de Camões. Lisboa. INCM, 1996. 199 p.. 
  • ALMEIDA, Isabel. Cartas de Camões, In: SILVA, V. A, coord., Dicionário de Camões, Lisboa, Caminho, 2011. 
  • ALMEIDA, Isabel. Guerra e Paz: leituras seiscentistas de Camões. Colóquio Letras, n.º 197 (jan.-abril 2018), p. 9-23. 
  • AGUIAR E SILVA, Vitor, coord. Dicionário de Luís de Camões. Alfragide, Portugal: Editorial Caminho, 2011. 
  • ANASTÁCIO, Vanda, ed. e notas. Teatro completo. Luis de Camões. Porto, Caixotim, 2005. 
  • ANASTÁCIO, Vanda. Visões de Glória: uma introdução à poesia de Pêro de Andrade Caminha. Lisboa, FCG, 1998. 2 vols. 
  • AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de. “Problemática geral da lírica de Camões”. In: Sonetos de Luís de Camões. Texto estabelecido por -, a partir de manuscritos quinhentistas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 2004, p.23-55. 
  • AZEVEDO, Maria Antonieta Soares de. “Ainda o manuscrito do Duque de Lafões e o retrato de Camões por Fernão Gomes”. Em Panorama, revista portuguesa de arte e turismo, IV série, nº 42-3, Setembro de 1972, pp. 75-95. 
  • AZEVEDO, Maria Antonieta Soares de. “Uma nova e preciosa espécie iconográfica quinhentista de Camões”. ibid., pp. 96-103. 
  • BERARDINELLI, Cleonice, ed. e notas. Sonetos de Camões. Corpus dos sonetos camonianos. CCP, Lisbonne, Paris; FCRB, Rio de Janeiro, 1980. 
  • BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. O Labirinto camoniano e outros labirintos. Lisboa, Teorema, 1985. 
  • BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra Breve – Poesia reunida. Lisboa, Assírio e Alvim, 2006. 
  • CAMÕES, Luís de. Obras Completas: Autos e cartas. Lisboa, Sá da Costa, 1946. Vol.III.
  • CAMÕES, Luís Vaz de. Obras Completas: Luís de Camões. Redondilhas e Sonetos. (A lição das primeiras edições e variantes). Prefácio e Notas: Hernani Cidade.Lisboa: Colecção de Clássicos Sá da Costa, 1946. Vol.I 
  • CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas [1572]. Porto: Porto Editora, 3ª ed., 2015. 
  • CAMÕES, Luís de. Rhythmas. Lisboa, Manoel de LYRA, 1595. Cópia Digital Pública. 
  • CAMÕES, Luís de. Rimas. Lisboa, Estevão Lopes, 1598. Cópia Digital Pública. 
  • CAMÕES, Luís de. Rimas Varias. Comentadas por Faria e Sousa. Lisboa, INCM, 1980. 2 Vols.(Edição fac-similada da edição príncipe de 1689). 
  • CAMÕES, Luís de. Primeira, Segunda e Terceira Parte das Rimas. Nessa nova impressão emmendadas e acrescentadas pello Lecenceado Ioão Franco Barreto, Antonio Craesbeck de Mello, Impressor da Casa Real, 1666. Cópia Digital Pública. 
  • CAMÕES, Luís de. Segunda Parte das Rimas. Emendadas e acrescentadas pello Lecenceado Ioão Franco Barreto, Antonio Craesbeck de Mello, Impressor da Casa Real, 1669. Cópia Digital Pública 
  • CAMÕES, Luís de. Terceira parte das Rimas. Edição de Alvares da Cunha, Lisboa, Antonio Craesbeck de Mello, Impressor da Casa Real, 1668. Cópia Digital Pública. 
  • COUTINHO, B. XAVIER, ”Os mais antigos retratos e a cegueira Camões”, separata de O Tripeiro. Agosto de1972. 
  • CUNHA, Carlos M. F. da. A construção do discurso da história literária na literatura portuguesa do século XIX. CEHUM, Universidade do Minho, 2002. 
  • CUNHA, Carlos M. F. da. “O Camões do Estado Novo”. In: FRAGA, Maria do Céu et al. Camões e os Contemporâneos. Braga: CIEC; Universidade dos Açores; Universidade Católica Portuguesa, 2012. 
  • CUNHA, Xavier da. “Uma carta inédita de Camões, Boletim das Bibliotecas e Archivos Nacionaes, Ano 1, n.º 1 (1904), 26-46. 
  • Dicionário de Camões. Coordenação de Vítor Aguiar e Silva. São Paulo, Leya, 2011. 
  • FLOEMA Caderno de Teoria e História Literária. Dossiê Camões. 11. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. v. 1. 174p. 
  • HOLANDA, Francisco de “Do tirar pelo natural”, ed. de José da Felicidade Alves. LIVROS HORIZONTE. 
  • HUE, Sheila Moura. “Em busca do cânone perdido”. Revista Camoniana, Bauru, São Paulo, 3ª série, Vol. 12, p.171-193, 2002. 
  • HUE, Sheila Moura. Introdução à Antologia de poesia portuguesa do sécuo XVI. Camões entre seus contemporâneos. Rio de Janeiro, 7Letras, 2004. 
  • KOSSOVITCH, Leon. “Contra a ideia de Renascimento”, In: NOVAES, Adauto, org. Artepensamento. São Paulo, Companhia das Letras, 1994, pp.59 a 68. corpus atribuído a Gregório de Matos e Guerra. São Paulo, EDUSP, 2012. 
  • LOURENÇO, Frederico. Amor. In: Dicionário de Luís de Camões. Lisboa, Editorial Caminho, 2011. 
  • LOURENÇO, Frederico. Pode um desejo imenso. Lisboa: Editora Cotovia, 2002. 
  • LUIZ DE CAMÕES REVISITADO. 
  • LUND, Christopher C., ed. Anedotas portuguesas. E memórias biográficas da arte quinhentista, e estórias e ditos galantes que sucederão e se disserão no paço [Contendo matéria biobibliográfica inédita de Luís de Camões e outros escritores do século XVII]. Leitura do texto, introdução, notas e índices por -., Almedina, 1980. 
  • MACEDO, Helder. Camões e outros contemporâneos. Lisboa, Editorial presença, 2017. 
  • MACEDO, Helder. “Camões and his Lyrics”, in Luis de Camões, Epic & Lyric. Manchester, Carcanet Press LTDA, 1990. 
  • MACEDO, Helder. “Luís de Camões: o testemunho das cartas”. Floema Especial. Dossiê Camões, 2010. 
  • MOURA, Vasco Graça. Retratos de Camões. Guerra e Paz. Lisboa, 2014. 
  • “Retrato vós não sois meu”, [...] no livro O Penhasco e a Serpente e outros ensaios, Quetzal, 1987, pp. 67-72. 
  • “O retrato pintado a vermelho”, INCM e Fundação do Oriente, 1989. 
  • MUHANA, A. F, ed. - Poesia e pintura ou pintura e poesia. Tratado Seiscentista de Manuel Pires de Almeida. São Paulo, Edusp, 2002. 
  • Para a edição crítica da poesia lírica de Camões: Entrevista a Maurízio Perugi por Rita Marnoto. Colóquio Letras, n.º 197 (jan.-abril 2018), pp. 52-60. 
  • PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Camoniana Varia. Coimbra, CIEC, 2007. 
  • PEREIRA, José Carlos Seabra. “Ainda Acteón na ‘Écloga dos Faunos’ e a cisão na lírica Camoniana.”, in Reunião Internacioanl de Camonistas, 6, 2012, Coimbra. Actas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. v. 1, p. 109-119. 
  • PETRARCA, Francesco. Canzoniere. Introduzione e note di Alberto Chiari. Milano, Mondadori, 2009. 
  • PETRARCA, Francesco. Mi secreto. Secretum meum (1342). México, Frente de Afirmación Hispanista, A. C., 1998. 
  • PETRARCA, Francesco. Os Triunfos. São Paulo, Hedra, 2006. 
  • PICHIO, Luciana Stegagno. Ars combinatoria e algebra in una lirica di Camões, in: Studj romanzi, Roma, XXXV, 7-39, 1974. 
  • PICCHIO, Luciana Stegagno, Camões lírico: variantes de tradição e variantes de autor. Exemplos para o estudo da movência em textos camonianos. Actas da V Reunião Internacional de Camonistas. São Paulo, USP/FFLCH, p.285-309,1987. 
  • PIEPER, Renate. “Cartas, avisos e impresos: Los medios de comunicación en el imperio de Carlos V”, in: Carlos V y la quiebra del humanismo político en Europa (1530-1558), [Congreso internacional, Madrid, 3-6 de julio de 2000]. Coord, por José Martinez Millán, 2001, p. 431-442. Vol.4. 
  • PIMPÃO, Álvaro Júlio da Costa. Rimas, Autos e Cartas. Porto: Livraria da Civilização, 1978. 
  • PINHO, Sebastião Tavares. Decalogia camoniana. Coimbra, CIEC, 2007. 
  • POESIE DELLO STILNOVO, a cura di Marco Berisso. Milano, BUR, 2006. 
  • PORTUGAL, Fernando F. de. “As duas versões de uma carta camoniana”, Revista da Biblioteca Nacional, séries 2, 3.2 (1988, 7-20 (9-10). 
  • QUENTAL, Antero de. “No Tricentenário de Camões”. In: Prosas. Lisboa: Couto Martins, s.d. 
  • RODRIGUES, José Maria. “Carta inédita de Camões e Comentário de uma carta inédita”, Lusitânia, Lisboa, 1925, fasc. V/VI, 141-144 e 145-157. 
  • MIGUEL, José; TORREJÓN, Martínez. “‘Strewing words in the wind’: Desire, rhetoric and frustration in Camões's ‘Égloga dos Faunos’”. Modern Humanities Research Association. Cambridge, 1996.
  • Portuguese Studies, Caderno 12, p. 25-39. 
  • RIBEIRO, Márcio Moitinha. A Poesia Pastoril: As Bucólicas de Virgílio. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. 
  • RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993. 
  • RODRIGUES, Marina Machado. Uma Abordagem Filológico-literária da Écloga Camoniana "A quem darei queixumes namorados". 279 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Estudos Literários, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
  • RODRIGUES, Marina Machado. “A propósito das epígrafes à Écloga V, de Luís de Camões”. Revista da Academia Brasileira de Filologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p.123-127, 2010. 
  • SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. Porto: Editora Porto, 2005. 
  • SARAIVA, José Hermano. Vida Ignorada de Camões. 2. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 1978. 
  • SENA, Jorge de. “Jorge de Sena – 1977”. In: Camões e a Identidade Nacional. Lisboa: INCM, 1983. 
  • SOUSA, Luana Neres de. A Pederastia Em Atenas no Período Clássico: relendo as obras de Platão e Aristófanes. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008. 
  • SPAGGIARI, Barbara. “O método lachmanniano”. Fundamentos da Crítica textual. Rio de Janeiro, Lucerna, 2004. 
  • WILLIS, Clive, ed. “The correspondence of Camões (with Introduction, Commentaries, Translation and Notes) by -. Edited by the Department of Portuguese, King’s College London. Printed and Published by W. S. Maney & Son LTD / For the Modern Humanities Research Association. Special offprint sponsored by CNCDP. Extract from PORTUGUESE STUDIES, VOl. 11 – 1995. 
  • ZUMTHOR, P. A Letra e a Voz: A literatura medieval. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Amalio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 
  • ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Casac Naify, 2ª ed., 2007.

3- Própria: 

1- FRANCO, Marcia Arruda. Verbetes
in: SILVA, Vitor Aguiar (coord.) -  Dicionário de Camões. Lisboa: Caminho, 2011 e São Paulo: Leya, 2012. 
  • 1- O desconcerto do mundo na obra de Camões, 
  • 2- Cânone literário português e Camões, 
  • 3- Horacianismo em Camões, 
  • 4- Afrânio Peixoto, Júlio de; 
  • 5- Ficalho, Conde de, Flora dos Lusíadas. 
  • 6- Labirintos. 

2- O ABC em motes para Ana Hatherly. In: Ida Alves; Rogério Barbosa. (Org.). Encontros com Ana Hatherly. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2015, v. 1, p. 91-106. 

3- Sá de Miranda e Camões. In: Maria do Céu Fraga, et alii. (Org.). Camões entre os contemporâneos. 1ed.Braga: CIEC, UC, Universidade dos Açores, Universidade Católica Portuguesa, 2012, p. 203-216. 

4- O Emprego Indiano Em Dois Sonhos Épicos. In: I CONGRESSO Internacional DE ESTUDOS CAMONIANOS, 1999, Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Estudos Camonianos. RIO DE JANEIRO: Eduerj, 1997. p. 381-387 

5- O cenário mediterrâneo na Ilha de Vênus n'Os lusíadas. In: Portogallo e Mediterraneo, 2009, Napoli. Cusati, Maria Luisa. Org Atti del congresso Internazionale 4 a 6 ottobre 2007. Napoli: Universitá degli studi di Napoli, 2009. p. 181-192 

6- OUTROS QUINHENTOS NA POESIA TOTAL DE WALY SALOMÃO. Colóquio. Letras, v. 194, p. 143-157, 2017. 

7- Convite que fez Camões a certos fidalgos em Goa, e.lyra, v. 4, p. 21-45, 2014. 

8- Labirinto do autor queixando-se do mundo, corre sem vela e sem leme. Convergência Lusíada, v. 27, p. 11-27, 2012. 

9- Camões em duas canções da MPB. Floema (UESB), v. 7, p. 137-153, 2010. 

10- A rota das especiarias em textos do século XVI. Floema (UESB), Vitória da Conquista, v. 1, p. 51-69, 2005. 

11- Camões e Orta na corte do vice-rei conde de Redondo. Revista Camoniana, Bauru/SP, v. 13, p. 47-63, 2003. 

12- Botânica e Poesia: Camões e Garcia d'Orta em Goa. Revista Camoniana, Bauru /SP, v. 12, p. 111-134, 2002. 

13- Botânica, Poesia e Mulher: Psicoativos e afrodisíacos nos Colóquios dos Simples e drogas e na obra de Camões. Estudios Portugueses, Salamanca, v. 2, p. 55-71, 2002. 

14- Camões e Orta lidos pelo Conde de Ficalho. In: Oliveira, Paulo Motta e Fernandes, Annie Gisele. (Org.). Literatura Portuguesa Aquém-Mar. Campinas: Komedi, 2005, p. 73-90 

15- Uma zombaria de Luís de Camões esquecida nas Rimas. In: Bernardes, José Augusto Cardoso. (Org.). Camões: matrizes e projecções ibéricas. Santa Barbara/ Coimbra: Center of Portuguese Studies / Centro Camoniano de Coimbra, 2005. 

16- Fiama Camonista. In: Jorge Fernandes da Silveira. (Org.). Metamorfoses. 1ed.Lisboa: Caminho/Cátedra Jorge de Sena-UFRJ, 2005, v. 6, p. 43-54. 

17- Camões no modernismo paulista. (no prelo da Colóquio Letras 2019) 

18- A quinta carta em prosa de Camões; porque nem tudo seja falar-vos de siso, palestra proferida na Jornada de LP 2018 “Para a história não oficial de Camões: novas propostas de estudos camonianos”.


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