Camonista, historiador, professor e diretor da RCnA
n. em Lisboa, 1963
Felipe de Saavedra, que também assinou como Filipe Delfim Santos, é doutor em História Antiga e Medieval pela Universidad Autónoma de Madrid (1993), em Filosofia da Educação pela University of Christchurch (2015) e em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (2016). Atualmente pesquisa temas relativos à história da presença portuguesa na Ásia e ao seu impacto na cultura global.
Ensina Estudos Portugueses na Universitas Indonesia, ilha de Java, e investiga o período clássico da literatura portuguesa. É o editor de Missiva.pt, página online de um projeto global sobre epistolografia, e é membro fundador da Rede Camões na Ásia (RCnA), que em 2022 organizou o Congresso Internacional comemorativo dos 450 anos da primeira publicação de Os Lusíadas, com a participação de estudiosos da obra camoniana de todo o mundo.
Camoniana / Período Clássico da Lit. Port.
- (2001) Livros quinhentistas de prelos italianos. Academia das Ciências de Lisboa; introd. José V. de Pina Martins; catalogação Maria de Lurdes Rosa; rev. Maria Leonor Cardoso Sérgio Pinto, Filipe Delfim Santos. Lisboa: ACL.
- (2019) Congresso internacional Mariana – Lisboa e Beja, Portugal, 15 a 17 de nov. 2019. – org. Filipe Delfim Santos.
- (2019) Mariana Alcoforado: 350 anos de paixão e prélio. – Mostra bibliográfica que assinalou os 350 anos da edição princeps das Lettres portugaises traduites en françois. Na Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa, 4 - 30 nov. 2019.
- (2020) Afinal nem todas as cartas de amor são ridículas, in Cartas portuguesas traduzidas em francês de Mariana Alcoforado. – Edição definitiva. Ed. Filipe Delfim Santos. Amadora: Canto Redondo, 9-53.
Cartas portuguesas traduzidas em francês
Coord. de Filipe Delfim Santos
Retroversão de Vitor Amaral de Oliveira
Amadora: Canto Redondo, 2020.
Congresso Mariana: atas
1.º vol. : Crónica e comunicações iniciais
Ed. Filipe Delfim Santos
Beja: Congresso internacional Mariana / Canto Redondo, 2021.
Epistolário magno de Luís de Camões
Volume I – Celestina em Lisboa
edição crítica, analítica e comentada
de Felipe de Saavedra
Col. Epistolários, 2
Lisboa: Canto Redondo, 2022
Congresso Internacional 450 anos de Os Lusíadas
Ternate/Jakarta, 12 de março de 2022.
Org. Felipe de Saavedra.
– Programa.
Atas do Congresso Internacional 450 anos de Os Lusíadas
Ed. Felipe de Saavedra
Ternate, Jakarta, Lisboa: RCnA, 2022
- (2022) Videoatas do Congresso Internacional 450 anos de Os Lusíadas, playlist no canal do Youtube “Luís de Camões”, 12.03.2022.
- (2022) Apresentação de Puisi Lusiadi [Os Lusíadas] - trad. para a língua indonésia de Danny Susanto. Jakarta: Yayasan Pustaka Obor Indonesia.
- (2022) Luís Vaz de Camões: [Painel 1:] Do Nascimento a Os Lusíadas: [Painel 2:] De Os Lusíadas ao ocaso, e à glória. – Projeto infográfico assinalando a efeméride dos 450 anos da publicação de Os Lusíadas, 1572-2022. – Infografia: Cristina Pires dos Santos; Texto: Felipe de Saavedra; Ilustrações originais: Diana Costa. Uma iniciativa editorial do Camões – CLP de Belgrado, com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. - Criação. 12 de março de 2022.
- (2022) Os Lusíadas ensinados no país que os viu nascer, in - Congresso "Os Lusíadas na escola e na sociedade, Ponta Delgada, 26 a 28.10.2022, Org. CEHu, Universidade dos Açores.
Páginas Web com eventos e recursos:
MISSIVA: as cartas portuguesas e brasileiras – Página online de um projeto global sobre epistolografia.
Rede Camões na Ásia (RCnA). – Rede asiática de pesquisadores e tradutores de Luís de Camões.
Camoens.pt – Diretório de estudos camonianos, divulgando música, poesia e outras atividades, incluindo trabalhos académicos.
Luís de Camões – Canal do Youtube sobre a vida, a obra e a época de Luís de Camões, que veicula igualmente recursos da RCnA e de Camoens.pt.
Óbidos, Livraria Artes & Letras