2022/10/30

MÚSICA - Camões, outros (en)cantos em Coimbra, no âmbito do programa musical Orphika


ORPHIKA— CAMÕES, OUTROS (EN)CANTOS


10 nov. 2022 / Quinta-feira / 21:30

90 minutos (sem intervalo)
Plateia – 5€


Organização:
Paulo Bernardino e Coral Stella Maris

Com o Apoio de
Reitoria da Universidade de Coimbra e Teatro Académico Gil Vicente



Programa do 4.º ciclo de música Orphika

No âmbito do 4.º ciclo de música da Universidade de Coimbra, Orphika, cujo programa decorrerá entre 8 de novembro e 8 de dezembro de 2022, e assinalando os 450 anos da publicação de Os Lusíadas de Luís de Camões, junta-se um grupo improvável de artistas e intelectuais conimbricenses oriundos das mais diversas áreas do saber para revisitar e "cantar" Camões.

Destaque para a música de Paulo Bernardino e as vozes de Rita Dias e Maria Manuel Almeida que, “acompanhadas por outras musas e músicos”, evocam “o conimbricense que habita em Camões”.









2022/10/29

Oferta Formativa

 

Ações de Formação





2022







Congresso "Os Lusíadas na Escola". - Ref. 1301. No Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, dias 18 e 19. - Com a duração de 13 horas em regime presencial, a presente ação é acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua e releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. – Inscrições abertas até 13-11-2022: https://www.cfaebeiramar.pt/formacao.
- Programa e informação sobre o Congresso, aqui.
- Informação sobre a Oferta de Formação, aqui.









Oferta formativa - Os Lusíadas na Escola, congresso camoniano com ênfase na didática decorrerá na Figueira da Foz

 


Oferta Formativa

Congresso "Os Lusíadas na Escola"


Ref. 1301 Inscrições abertas até 13-11-2022
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113762/22
Modalidade: Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres
Duração: 13.0 horas
Início: 18-11-2022
Fim: 19-11-2022
Regime: Presencial
Local: Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300

RELEVA

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.


ACREDITADO PELO

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

ENTIDADE FORMADORA/PARCERIA

CFAE Beira Mar, Centro de Literatura Portuguesa, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Apoio: CM Figueira da Foz.


RAZÕES

Os Lusíadas (publicados pela primeira vez há 450 anos) estão presentes no cânone literário escolar desde que este se constituiu e estabilizou em finais do século XIX. 
As alterações que se vêm verificando na Escola, tanto nos aspetos logísticos como no que diz respeito aos objetivos cívicos e pessoais a alcançar justificam um debate sobre os procedimentos pedagógicos que vêm prevalecendo. 
Num plano diferente, as dinâmicas de investigação que se verificam nos estudos literários em geral e nos estudos camonianos em particular, requerem um esforço de formação contínua, tendo em vista o ajustamento e a adequação dos conteúdos e das perspetivas.


OBJETIVOS


Os objetivos a atingir pela presente iniciativa de formação são essencialmente de quatro tipos. 

  1. No plano científico, visa-se proporcionar uma formação atualizada aos professores, com base nas aquisições mais recentes e mais sólidas que têm sido objeto de pesquisa e publicação. 
  2. No plano didático, pretende-se promover a divulgação de práticas de sucesso, convocando o testemunho de docentes que se vêm consagrando ao ensino da epopeia camoniana. 
  3. Um terceiro objetivo relaciona-se com interdiscursividade do texto camoniano, destacando as múltiplas experiências de adaptação que têm sido feitas no plano da imagem e do suporte, com o objetivo de tornar o texto mais atrativo. 
  4. Por último, através do testemunho de personalidades de relevo na vida cívica, procura-se identificar o rasto camoniano criado pela Escola na sensibilidade e na memória dos cidadãos.





CONTEÚDOS

Primeiro dia 1:

Sessão de abertura, com explicação da estrutura e dos objetivos do Congresso.

2. Painel “Os estudos camonianos”: balanço crítico das orientações mais influentes que vêm marcando esta área de pesquisa, em ambiente universitário.

3. Painel “Camões, uma presença viva na literatura e nas artes de hoje”: depoimentos de ilustradores da epopeia de Camões e perspetivas de futuro, em ambiente digital. 

Segundo dia:

Painéis 1 e 2: “O que fazer com Os Lusíadas na Escola? dificuldades e indicadores de sucesso”: Apresentação e discussão de experiências concretas de ensino, a partir dos conteúdos programáticos em vigor. 

Painel 3: “Um poema para todos”, adaptações de Os Lusíadas, do século XVI aos nossos dias: resenha histórica dos esforços de ajustamento da epopeia camoniana a públicos juvenis. 

Painel 4: Depois da Escola (o rasto de Os Lusíadas): testemunhos de figuras da vida cívica portuguesa, a partir do contacto que tiveram com a epopeia de Camões em contexto escolar. 

Painel 5: Os Lusíadas nos programas escolares: exame das práticas pedagógicas mais correntes e análise de algumas possibilidades de ajustamento e reconversão.

Ver o Programa também aqui.

METODOLOGIAS

O Congresso constará sobretudo de conferências e mesas-redondas. A organização do Programa contemplará, no entanto, períodos regulares destinados a intervenções do público. Esse objetivo será assegurado através da existência de moderadores experientes e qualificados. Acredita-se que o teor das matérias em discussão (designadamente a sua aplicabilidade prática) será suficientemente motivador. 
Elaboração de uma reflexão sobre a acção.


AVALIAÇÃO

  • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais.
  • Reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

MODELO

Os formandos deverão frequentar pelo menos 2/3 das atividades previstas no Programa do Congresso. Deverão, depois, em conformidade com os critérios em vigor, elaborar um Relatório pessoal, a avaliar pelos promotores do Congresso.


BIBLIOGRAFIA

  • Alves, Hélio João S., Camões, Corte-Real e o sistema da poesia épica quinhentista, Coimbra, Centro interuniversitário de Estudos Camonianos, 1999; 
  • Bernardes, José Augusto Cardoso Bernardes e Rui Afonso Mateus, A Literatura e o Ensino do Português, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013; 
  • Bernardes, José Augusto Cardoso, A Oficina de Camões. Apontamentos sobre Os Lusíadas, Coimbra, Imprensa da Universidade (Série Investigação), 2022; 
  • Fraga, Maria do Céu, Os géneros maiores na poesia lírica de Camões, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2003; 
  • Silva, Vítor Manuel Aguiar e, A Lira Dourada e a Tuba canora, Lisboa, Cotovia, 2008

OBSERVAÇÕES

Os docentes que não pertencem aos Grupos de Docência 200, 210, 220 e 300 terão direito a um Certificado de participação.





Fonte: Oferta Formativa, do Centro de Formação de Associações de Escolas Beira Mar (CFAE Beira Mar)




Congresso Os Lusíadas na Escola visa discutir objetivos e procedimentos didáticos em torno da epopeia camoniana



Os Lusíadas na Escola

Congresso

Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz

18 e 19 de novembro de 2022


Organização:
Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha

Comissão Científica:
José Augusto Cardoso Bernardes, Ana Maria Machado, Amélia Correia,
Daniel Joana, João Manuel Tavares da Costa, Maria do Céu Fraga, Rui Afonso Mateus.


Entidades promotoras:
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu)
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC)

Apoio:
Câmara Municipal da Figueira da Foz
Casino Figueira





Assinalando os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, realiza-se um Congresso com o objetivo de discutir objetivos e procedimentos didáticos em torno da epopeia camoniana.

O Congresso realiza-se com três tipos de intervenientes: camonistas com obra ensaística publicada, professores de português do Ensino Básico e Secundário e figuras da sociedade portuguesa ou da criação artística influenciadas pela vida e pela obra de Camões.

Com a duração de 13 horas em regime presencial, a presente ação é acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua e releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. – Inscrições e mais informação: https://www.cfaebeiramar.pt/formacao.





Exposição camoniana:

Ao longo do Congresso, estará patente uma Exposição iconográfica e bibliográfica sobre a Ilha dos Amores, organizada pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que possui um vasto e rico acervo camoniano.






PROGRAMA

18 de novembro

15 h30-16 h00 Sessão de abertura

16h00 -16h30 Inauguração da Exposição bibliográfica e iconográfica sobre A Ilha dos Amores

16h30 -18h00 Conferência: 
“A inspiração lírica na epopeia de Camões”
Maria do Céu Fraga (CEHu/CLP)

18h00 - 20h00 – Painel 1:
“O que fazer com Os Lusíadas na Escola? (1): 
dificuldades e indicadores de sucesso”
  • “Os Lusíadas nos programas de Português entre 1895 e 1974: encontros e desencontros", João Tavares da Costa (Escola Sec. Santa Comba Dão)
  • “Inês de Castro: a “Pintura que fala": um diálogo interartístico na sala de aula”, Ana Isabel Sampaio (Escola Sec. Pedrógão Grande)
  • "Representações do feminino nas telas de ouro fino e em estilo elevado. Camões e Botticelli: ut pictura poesis (explorando relações da poesia de Camões com a pintura coeva)”, Amélia Correia (Escola Sec. Montemor-o-Velho e FLUC)

19 de novembro


09 h00 -10 h30 – Conferência: 
“Um poema para todos. O lugar das adaptações de Os Lusíadas na escola"
Rui Afonso Mateus (Escola Básica e Sec. Alcains e CLP)


10 h30-11h00 Coffee Break

11h00-13h00 – Painel 2:

O que fazer com Os Lusíadas na Escola? (Il)
  • Os Lusíadas na sala de aula: tensões e perspetivas”, Roberto Mendes (Colégio de São Teotónio)
  • Os Lusíadas para mecânicos: uma epopeia pedagógica?”, Daniel Joana (Escola Profissional de Trancoso)
  • "Ensinar Os Lusíadas na Escola Portuguesa de Moçambique", João Paulo Videira (Escola Portuguesa de Maputo)

13h00 -15h00 Almoço

15h00 -17h45 – Memórias da Escola (quem ensina e quem aprende)

Professores e ex-aluno: 
  • Maria Helena Monteiro (Professora aposentada)
  • João Soares (Professor aposentado)
  • Nuno Camarneiro (Físico e Escritor)

17h45-19h00 – Conferência: 
“Os Lusíadas e a necessidade de acolhimento”
José Augusto Cardoso Bernardes (CLP)

19h00-19h30 – Sessão de Encerramento:
  • Teotónio Cavaco (CFAE Beira Mar, Figueira da Foz)




Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz


2022/10/28

Exposição e conferência "Le Portugal au Luxembourg à travers les âges" na Biblioteca Nacional do Luxemburgo


Le Portugal au Luxembourg à travers les ages

Exposição


Biblioteca Nacional do Luxemburgo

De 4 out. a 31 dez. 2022



No âmbito das celebrações dos 450 da publicação de Os Lusíadas, Christophe Marinheiro, especialista em História do Pensamento e responsável pelos Departamentos de Manuscritos e do Livro Antigo e de Línguas e Literaturas Ibéricas da BN do Luxemburgo, no dia 4 de outubro, apresentou a exposição ao Embaixador de Portugal, à Diretora do Camões - Centro Cultural Português e aos media locais. Foi também convidado a assistir à apresentação da exposição, o Embaixador dos EUA, onde se realizaram recentemente dois congressos camonianos nas universidades de Harvard e da Califórnia, atestando-se o universalidade lusitana. A exposição estará aberta ao público de 4 de outubro a 31 de dezembro de 2022.


Inauguração da exposição, com Christophe Marinheiro, da BN do Luxemburgo; o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito; o Embaixador dos EUA no Grão-Ducado, Thomas M. Barrett; a diretora do Camões - CCP no Luxemburgo, Adília Carvalho. 












Como indicado no título, a exposição documenta essencialmente a relação entre Portugal e o Luxemburgo através dos tempos, tema que será que será objeto da conferência de 7 de novembro, às 19h, na Biblioteca Nacional, pelo Professor Doutor Christophe Marinheiro. Para além rico acervo exposto (por exemplo, um pergaminho redigido em galaico-português), antigo e moderno, com espécimes do séc. XV ao Séc. XXI, importa destacar aqui a valorização de Os Lusíadas de Luís de Camões, de que é apresentado um exemplar da “editio prínceps”, de 1572, e também da edição de 1609. Com efeito, para assinalar a efeméride camoniana, o Leitorado de Português da rede EPE do Camões, I.P. na Universidade do Luxemburgo propôs a integração desse raro exemplar na mostra promovida pela BNL.






Para saber +






A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil celebra os 450 anos d’Os Lusíadas de Luís de Camões com uma exposição e conferências

450 anos d’Os Lusíadas, de Luís de Camões

- Conferências e Exposição -


Dia 18 de novembro de 2022

No Espaço Cultural Elizeu Visconti da BN (a exposição)
No Auditório Machado de Assis / ao vivo através do canal da FBN no YouTube (as conferências)

Organização:




No ano em que se celebram os 450 anos da publicação da edição “prínceps” de Os Lusíadas / 1572-2022, de Luís de Camões, a Fundação Biblioteca Nacional brasileira realiza uma “mostra comemorativa” que expõe obras camonianas do acervo de Obras Raras da Biblioteca, incluindo o conhecido exemplar da 1ª edição. As portas estarão abertas gratuitamente ao público, que poderá visitar a exposição a ocorrer no Espaço Cultural Elizeu Visconti da Biblioteca Nacional.

A exposição será combinada com uma jornada de palestras sobre a importância de Camões para a língua portuguesa, o seu valor histórico e literário, realçando também o “seu elevado alcance e transcendência”.




 


PROGRAMAÇÃO

18.11.2022


10:00 às 16:00 – Inauguração da Exposição, com peças do acervo da BN, como a edição de 1572


11:00 – Conferência: A importância histórica e filológica de Camões / ou: A estética camoniana do duplo. - VÍDEO, por Amós Coelho da Silva



14:30 – Performance artística: Declamações da poesia camoniana. - VÍDEO, por Tony Correia


16:00 – Conferência: Os Lusíadas, a cultura lusófona e a atualidade de Camões / ou: Luís de Camões e o seu tempo -VÍDEO, por Sidney Silveira






Para saber +



Biblioteca Nacional do Brasil

2022/10/22

CAMONISTA - Valeria Tocco








Valeria Tocco
n. 1964
Camonista, professora, investigadora e editora literária.

Valeria Tocco é Professora Catedrática de Literatura Portuguesa no Departamento de Filologia, Literatura e Linguística da Universidade de Pisa. Desde 2007, é responsável pelas atividades científicas e educativas da Cátedra Antero de Quental do Instituto Camões na Universidade de Pisa, onde organiza conferências, seminários e cursos de Língua Portuguesa.

Para além de ter dedicado um grande número de ensaios a Luís de Camões, Valeria Tocco interessa-se pelas questões filológicas sobretudo dos séculos XVI e XVII: poesia cortês, poesia alegórica e coleções eruditas, poesia classicista, correntes estéticas petrarquistas, romance renascentista.






CAMONIANA

  • (202-) A viagem de Sá de Miranda a Itália, in Dicionário de Sá de Miranda. Braga: Centro de Estudos Mirandinos (no prelo).
  • (2020) Trasfigurazioni camoniane nel cordel brasiliano, in Sonia Netto Salomão, José Luís Jobim, Simone Celani (org.), Voci del passato nella complessità della memoria / Vozes do passado na complexidade da memória: miscellanea di Studi in Onore di Silvano Peloso. Roma: Edizioni Nuova Cultura, 433-451
  • (2019) “O mui longe nos é perto”: locale e globale nel Cancioneiro geral de Resende, in Lingua e Linguaggi, n.º 32, 157-176.
  • (2018) La “Comédia Eufrosina” tra Italia e Spagna: spunti per una rilettura. Firenze: Olschki.








Quando de minhas mágoas a comprida, 

Entre insomnium e rêverie: considerações preliminares sobre “Quando de minhas mágoas a comprida”

in Comentário a Camões, 4 – Sonetos e redondilhas
Org. Rita Marnoto.
Genève-Coimbra: Centre de Études Lusophones / CIEC, 2016.






  • (2016) Per una nuova edizione dei Lusíadas di Camões (Nota a margine sulla traduzione), in Paolo Pintacuda, Paola Laskaris, Intorno all’epica ispanica. Pavia-Como: Ibis.
  • (2014) Gil Vicente nel terzo millennio, in Valeria Tocco (ed.), Gil Vicente, La Barca dell’Inferno. Colle Val d’Elsa: Vittoria Iguazù.
  • (2014) Menina e moça: un enigma che perdura nei secoli, in Bernardim Ribeiro, Storia di una giovane fanciulla. Colle Val d’Elsa: Vittoria Iguazù.
  • (2013) “Nostro non sei, ma t’amo”: a figura de Camões na Itália do Risorgimento, in Rivista di Studi Portoghesi e Brasiliani, n.º XV.











Os Lusíadas: dos manuscritos à princeps 

Coimbra: CIEC, 2012.

Col. Estudos Camonianos, 9









  • (2011) Receção de Camões na Literatura Italiana, verbete, in Dicionário de Luís de Camões. Alfragide: Caminho.
  • (2011) Lusíadas (Os): tradição manuscrita, verbete, in Dicionário de Luís de Camões. Alfragide: Caminho.
  • (2011) L’edizione a stampa dei Lusíadas: il ruolo dei manoscritti, in A. Baldissera, G. Mazzocchi, P. Pintacuda (org.), Ogni onda si rinnova: sudi di ispanistica offerti a Giovanni Caravaggi. Vol. III, Como-Pavia: Ibis, 175-189.
  • (2010) Fr. Bartolomeu Ferreira, in Adriano Prosperi, Vincenzo Lavenia e John Tedeschi (org.), Dizionario dell’Inquisizione. Vol. II, Pisa: Edizioni della Scuola Normale, 489-490.
  • (2008) El encomio de Góngora al "sin igual tesoro" camoniano: acerca de la canción proemial de Las Lusíadas de Luis de Camóes que tradujo Luis Gómez de Tapia, natural de Sevilla, in La hidra barroca: varia lección de Góngora, […], 219-230.
  • (2005) A Lira Destemperada: sobre a tradição manuscrita de “Os Lusíadas” de Camões. Bari: Adriatica.
  • (2004) Petrarca in Portogallo (introduzione, selezione antologica e traduzione), in In forma di parole, XXIV, 4, 2 vol., vol. 2/1.
  • (2002) Luís de Camões [L'immagine dell'Altro nell'opera camoniana], in A. Amoia e B. L. Knapp (ed.), A Bio-bibliographical sourcebook of multicultural authors from antiquity to 1945. Londres: Greenwood Press.
  • (2001) notas a: Luís Vaz de Camões, I Lusiadi. – Introd. Giuseppe Mazzocchi, trad. Riccardo Averini, notas de Valeria Tocco. 2 vols., Milano: Bur.
  • (2001) Camões di fronte agli italiani, in Atti del XI Convegno Internazionale Rapporti e scambi tra l’Umanesimo italiano e l’Umanesimo europeo. Ed. Luisa Rotondi Secchi Tarugi. Milano: Nuovi Orizzonti.
  • (2000) Modulazioni ecfrastiche nei Lusíadas di Camões, in Atti del X Convegno Internazionale Lettere e Arti nel Rinascimento. Ed. Luisa Rotondi Secchi Tarugi. Firenze: Franco Cesati.




Poesias e sentenças de D. Francisco de Portugal 1.º Conde de Vimioso


Fixação do texto, introd. e notas por Valeria Tocco; 
rev. Francisco Paiva Boléo. 

Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.


Sentenças / D. Francisco de Portugal. Ed. critica e studio introd. a cura di Valeria Tocco. Lucca : Mauro Baroni, 1997.













Obras poéticas de Diogo Brandão. 


Fixação do texto, introd. e notas por Valeria Tocco. 

Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997.




  • (1996) Jornada às Cortes do Parnaso / Diogo de Sousa. Ed. critica, studio introd. e commento a cura di Valeria Tocco. Bari: Adriatica Editrice.
  • (1994) Voci Diogo Brandão e Jorge de Aguiar, in Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua portuguesa. Vol. I, Lisboa: Verbo.
  • (1994) La elegia funebre portoghese: Diogo Brandão piange la morte di D. João II, in Actas del III Congreso de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval. – A cura di M. I. Toro Pascua. Salamanca: Biblioteca Española del siglo XV.
  • (1993) Petrarchismo e antipetrarchismo in un’elegia di Fernão Rodrigues Lobo Soropita, in Strumenti critici, n.º 73.
  • (1993) Osservazioni sul bilinguismo in Portogallo (sec. XV-XVIII), in Il Confronto Letterario, n.º 20.
  • (1993) Gli inferni d’amore portoghesi e la tradizione allegorica europea, Rendiconti dell’Istituto Lombardo, 127 (1993), 297-359.



Iluminura de Étienne Collault 
em Chants royaux sur la Conception couronnés au Puy de Rouen, c 1530.







2022/10/21

Os Lusíadas na escola e na sociedade, tema de reflexão do Congresso camoniano de Ponta Delgada




Os Lusíadas na escola e na sociedade

Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

de 26 a 28 de outubro de 2022


Comissão Organizadora:

Maria do Céu Fraga
Madalena Teixeira Silva
Rui Tavares de Faria


Comissão Científica:

José Augusto Cardoso Bernardes
Maria do Céu Fraga


Assinalando os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, em parceria com o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, organizou este colóquio camoniano que visa “chamar a atenção para a presença constante da epopeia de Camões na sociedade e na escola de Portugal”.

O evento integra investigadores e docentes universitários portugueses, entre os quais se destacam conhecidos camonistas, e está enriquecido pela magnífica exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos”, inaugurada a 4 de outubro e que estará aberta ao público até 22 de março de 2023; inclui a encenação do episódio do Velho do Restelo pelos alunos do 12.º J da Escola Secundária Domingos Rebelo e conta ainda com um momento musical com a atuação de elementos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Através das comunicações proferidas pelos oradores procura-se “fazer o balanço crítico dos estudos camonianos mais recentes e estabelecer as possibilidades da sua repercussão no ensino de Os Lusíadas”. Nesse sentido, para além da sua natureza científica e reflexiva, o Colóquio reveste-se de uma componente didática, estando equiparado a evento de formação contínua creditada para professores da disciplina de Português.



PROGRAMA


26 de outubro / 4.ª feira

  • 16:30 – Sessão de Abertura: “Revisitar Os Lusíadas por mão de Virgílio” – Carlos André.
  • 17:15 – “Leituras de Camões, em dois tempos»” – Rosa Maria Goulart.
  • 17:45 – “A minha descoberta de Os Lusíadas” – João Bosco Mota Amaral.

27 de outubro / 5.ª feira

  • 09:30 – “Ditosa perdição e desconcerto da esperança: figuras míticas na poesia camoniana” – Cristina Pimentel.
  • 10:00 – “Porque quem não sabe arte, não na estima.” Cícero e Camões: o valor das Artes e das Letras e o papel da poesia na imortalidade da obra humana” – Rui Tavares de Faria.

10:30
Visita à Exposição OS LUSÍADAS NOS AÇORES

  • 11:00 – Pausa para conversa e café.
  • 11:30 – Vil metal luzente e louro” – Maria João Ruivo.
  • 12:00 – “Os Lusíadas no quadro de uma nova ecologia do heroísmo” – Graça Meneses.
  • 12:30 – Debate.
13:00 – Almoço.
  • 15:00 – “Os Lusíadas, V: 37-60: descriptio ancilla narrationis?” – Paulo Meneses.
  • 15:30 – “Mitologia: onde n’ Os Lusíadas poesia e ciência se cruzam” – António de Frias Martins.
  • 16:00 – “Deuses e Astros n’Os Lusíadas” – Carlota Simões e Carlos Santos.
16:30 – Pausa para conversa e café.
  • 16:45 – “Os Lusíadas nas bibliotecas: preservação e difusão” – Iva Matos.
  • 17:15 – “A Camoniana de D. Manuel II no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança” – Maria de Jesus Monge.
  • 17:45 – “A Camoniana de José do Canto, justa grinalda em louvor do Poeta” – Maria do Céu Fraga.
  • 18:15 – Debate.

28 de outubro / 6.ª feira

  • 09:30 – “Camões aos olhos da contemporaneidade: a leitura de Jorge de Sena” – Ana Cristina Gil.
  • 10:00 – “Os Lusíadas de Camões e Memorial do Convento de Saramago: crónicas do Infortúnio” – Maria João Bettencourt.
10:30 – Pausa para conversa e café.

11:00
Encenação e leitura expressiva do episódio do Velho do Restelo:
Ó GLÓRIA DE MANDAR! Ó VÃ COBIÇA
Alunos do 12.º J da Escola Secundária Domingos Rebelo.

  • 11: 30 – “Os Lusíadas ensinados no país que os viu nascer” – Felipe de Saavedra.
  • 12:00 – “A introdução d’Os Lusíadas e a hermenêutica do poema” – Hélio Alves.
  • 12:30 – Debate .
13:00 – Almoço.
  • 15:00 – «Modelos épicos em contraponto» [online] – Manuel Ferro.
  • 15:30 – “Camões no cânone escolar: Reflexões do Poeta no e Para além do seu tempo” [online] – Amélia Correia.
16:30 – Pausa para conversa e café.
  • 16:45 – “Os Lusíadas: uma missão na era digital?” – João Avelar.
  • 17:15 – Debate
  • 17:45 – Sessão de encerramento: “Escrever (ainda) sobre Os Lusíadas?” – José Augusto Cardoso Bernardes.

Momento Musical: POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS
Conservatório Regional de Ponta Delgada.







2022/10/19

Encontros camonianos com ênfase na Didática.



Camoniana Didática












FIGUEIRA DA FOZ. - CLP, CEHu, CFAE Beira Mar, BGUC. - Os Lusíadas na Escola. - Congresso realizado no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, 18 e 19 de novembro de 2022. Comisão organizadora: Ana Isabel Sampaio, Fernanda Paula dos Reis Pinheiro, Silvério Palrilha. Org. Centro de Literatura Portuguesa, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Centro de Formação de Associações de Escolas Beira Mar, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.








PONTA DELGADA, CEHu - 
Os Lusíadas na escola e na sociedade. - Congresso realizado no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 26 a 28 de outubro de 2022. - Comissão Organizadora: Maria do Céu Fraga, Madalena Teixeira Silva, Rui Tavares de Faria. Org. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.



CONSTÂNCIA, CIEC - IX Forum Camoniano: a projecção universal de Camões: o ensino de Camões hoje. – [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação da Casa-Memória de Camões; coord. Ana Tavares. Lisboa: Colibri / Constância: Associação da Casa-Memória de Camões em Constância, 2003?. – [ISBN 972-772-413-2].











CONSTÂNCIA, CIEC - V Fórum Camoniano: o ensino de Camões: práticas e propostas. - [atas]. Org. Centro Internacional de Estudos Camonianos da Associação Casa-Memória de Camões em Constância. Constância: CIEC. / Lisboa: Cosmos, 1998. – [82, [4] p. (23cm). BNP: CAM. 1829 V. – ISBN 972-762-128-7].









Educação de Alexandre por Aristóteles, 1866, por Charles Laplante (1837-1903).
In: Louis Figuier, Vie des savants illustres, tomo I, Paris, 1866, 134-135.