2022/10/06

Exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos” na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada


Exposição

Os Lusíadas nos Açores: 450 anos

4 de out. 2022 - 22 de mar. 2023


A Biblioteca Pública e o Arquivo Regional de Ponta Delgada inauguraram a 4 de outubro a exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos”, assinalando desse modo os 450 anos da publicação de “Os Lusíadas” de Luís de Camões.

A iniciativa foi coordenada cientificamente pela Professora Doutora Maria do Céu Fraga, reputada camonista e um dos estudiosos que mais tem “visitado” o acervo bibliográfico da grande coleção camoniana dos Açores, e que fez uma visita guiada à exposição no dia da sua inauguração.

Nas palavras da comissária da exposição, celebrar 450 anos sobre uma efeméride leva-nos a tomar consciência do seu valor e significado. A ilustre Professora destaca, entre os testemunhos quinhentistas da receção que Os Lusíadas obtiveram, o apreço da obra pelo cronista das ilhas, Gaspar Frutuoso (1522-1591), que integra diversas referências ao Poeta em Saudades da Terra e um soneto em sua homenagem. E enfatiza que nos nossos dias e nos Açores, essa valorização da obra camoniana se mantêm viva: tal como no século XIX as celebrações do Tricentenário da morte de Camões “constituíram uma manifestação de simpatia e organização”, do mesmo modo a exposição atual patenteia esse apreço através da mostra de livros e de objetos de diferentes épocas, sobretudo os conservados nos acervos da biblioteca José do Canto (1820-1898) e da coleção de José Afonso Botelho de Andrade (1828-1887).

Ainda citando a Professora Maria do Céu Fraga, em 2022, nos 450 anos da publicação de Os Lusíadas, em Ponta Delgada a celebração faz-se contando a vida e a fortuna de um livro e de um poeta que contam também a vida da população que com eles convive.



Fonte:
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada – Exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos”, in site da BPARPD, out. 2022.