Luís Vaz de Camões
Painel 1: Luís Vaz de Camões – Do Nascimento a Os Lusíadas
Painel 2: Luís Vaz de Camões – De Os Lusíadas ao ocaso, e à glória
INFOGRAFIA
Criação em 12 de março de 2022
Infografia: Cristina Pires dos Santos
Texto: Felipe de Saavedra
Ilustrações dos cabeçalhos: Diana Costa
Iniciativa editorial:
Camões – CLP de Belgrado
Apoio:
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Descrição:
O projeto infográfico foi concebido no âmbito das celebrações dos 450 anos da publicação de Os Lusíadas, 1572-2022, e dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões; resulta de um trabalho de investigação no domínio dos Estudos Camonianos, e consiste em dois painéis cronológicos, com os marcos biográficos de Camões assinalados por texto e ilustração.
Inicialmente os dois painéis foram lançados em formato digital e posteriormente foram produzidos fisicamente; no evento da Sérvia promovido pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa em Belgrado manteve-se a versão portuguesa e apenas o guião autónomo foi traduzido para a língua sérvia.
Produção:
A exposição é fornecida em formato digital e os dois painéis devem ser idealmente impressos em lonas de grande dimensão: 1782mm x 2523mm. A impressão como poster colorido é proporcional para os formatos A0, A1, A2 e A3.
O texto é disponibilizado em língua portuguesa, sendo fornecido um guião editável em formato Word, A4 (6 págs.), que pode ser traduzido para outras línguas, o que já foi feito para a língua sérvia.
Ficha técnica:
- Infografia: Cristina Pires dos Santos
- Texto: Felipe de Saavedra
- Ilustrações originais: Diana Costa
- Iniciativa editorial: Camões – CLP de Belgrado
- Apoio: Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Referência para citação:
Luís Vaz de Camões: [Painel 1:] Do Nascimento a Os Lusíadas: [Painel 2:] De Os Lusíadas ao ocaso, e à glória. – Projeto infográfico assinalando a efeméride dos 450 anos da publicação de Os Lusíadas, 1572-2022. – Infografia: Cristina Pires dos Santos; Texto: Felipe de Saavedra; Ilustrações originais: Diana Costa. Uma iniciativa editorial do Camões – CLP de Belgrado, com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. - Criação: 12 de março de 2022.