Luís de Camões
"sabei que segundo o amor tiverdes tereis o entendimento dos meus versos"
CURSO
por António Carlos Cortez
entre 23 JAN. e 27 FEV. 2024
às 18H30
Na Sala de Âmbito Cultural, piso 6, El Corte Inglês em Lisboa
Organização:
Sinopse:
Neste curso de cinco sessões procurar-se-á dar a ler Camões e algumas das suas composições mais célebres à luz do que, na sua linguagem, essas peças nos dizem hoje. A poesia não é o que um texto diz, mas o modo como diz. Contra a velocidade da nossa época, a poesia pede uma desaceleração, um tempo outro que exige lentidão, atenção, meditação.
Nos 500 anos de nascimento de Luís de Camões (1524-1580), este curso pretende auxiliar professores, investigadores, leitores em geral, estudantes, bibliotecários e demais comunidade científica, cruzando a poesia de Camões com outros poetas da contemporaneidade e que com Camões dialogam (Carlos de Oliveira, Jorge de Sena, David Mourão-Ferreira, Fiama Hasse Pais Brandão, Gastão Cruz, Vasco Graça Moura).
Sendo um curso sobre a poesia lírica de Camões, a lição de T. S. Eliot guia-nos no labirinto camoniano: o modo como Camões foi lido por outros poetas ajuda-nos a relê-lo.
Assim, dois fins se podem atingir no mesmo gesto de leitura: como ler a poesia dum clássico que é moderno? Como ler modernos que se tornaram, influenciados por Camões, clássicos?"
Fonte do texto e da imagem do cabeçalho:
António Carlos Cortez
Nasceu em Lisboa, 1976.
Professor, ensaísta, poeta e crítico literário.
Colabora no JL e na Colóquio-Letras.
Um dia lusíada, romance, 2022.
[Foto no perfil do autor no Facebook]