QUAL É A TUA, Ó LUÍS VAZ?
Sou um adepto de bancada, que há mais de cinquenta anos não assiste ao vivo a um jogo de futebol profissional, mas interrogo-me frequentemente sobre a consistência do postulado que garante que as pessoas podem mudar de carro, de mulher (ou de marido) e até de religião, mas não mudam de equipa de futebol. Para confirmar esta ideia tão difundida popularmente, decidi perguntar a um companheiro de letras, o Luís Vaz de Camões, de que sou seguidor no Facebook, qual o clube de futebol da sua preferência. Transcrevo a conversa. É possível que o inquérito continue, alargando-se a outras personalidades das nossas artes e letras.
P - Qual é a sua equipa, senhor Luís Vaz?
R - Lamento dececioná-lo, mas deixei-me de futebóis depois de saber que existia em Portugal um clube chamado Gil Vicente e nenhum Luís de Camões.
P – Mas olhe, eu associava-o ao Belenenses… Pelo menos até 1974.
R – Isso era por causa do Velho, mas não, como não sei onde nasci, não é fácil decidir entre o Benfica, o Porto, o Sporting. Já sou tão pouco apreciado por causa daquele poema enorme que escrevi, que não quero ter à perna os Super Dragões, os No Name Boys, a Juventude Leonina…
P – Talvez a Briosa!?
R – A Académica? Não pode ser: é o clube do Dr. Sá de Miranda… Não posso com a criatura.
P – Mas então o que é que resta? É mais grave não ter clube do que não ter cartão de cidadão… Escolhe ou vai de cana?
R – Tem mesmo de ser? Então que seja uma coisa náutica e que tenha que ver comigo. Pode ser… o Clube de Regatas Vasco da Gama.
P – Mas é um clube brasileiro.
R – É como eu, luso-brasileiro.
P- Mas o senhor nunca esteve no Brasil…
R – O Vasco da Gama também não.
Autoria de
António Apolinário Lourenço
- Logótipo do Clube de Regatas Vasco da Gama. - Imagen in "Vasco da Gama" | Facebook, 1.11.2023.
- "Camões, o príncipe dos poetas do seu tempo", peça de cerâmica da fábrica Constantinos, Caldas da Rainha. - Imagem em Manuseado.pt - livros usados.
- Variante do logótipo do Clube desportivo, numa campanha de Combate e Prevenção ao Cancro de Mama. O Vasco da Gama adotou o rosa nas suas redes sociais para lembrar a importância da luta contra a doença.
Redação: 24.07.2024