2024/09/18

Exposição "Confrontos: Gigantes da escultura ibérica no século XVI" no Museu Nacional Machado de Castro

 

Confrontos. Gigantes da escultura ibérica no século XVI

EXPOSIÇÃO


Inaugurada com a presença de
Secretária de Estado da Cultura


21 SET. 2024, sábado - Inauguração | às 16h00

Patente de 21 set. 2024 a 2 FEV. 2025 

Na Capela do Tesoureiro do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra


Comissariado Científico:

Joana Antunes | FLUC / CEAACP
Sandra Costa Saldanha | FLUC / CHSC


Iniciativa realizada no âmbito das 

Organização:

Museu Nacional Machado de Castro




Acerca da Exposição

A exposição Confrontos. Gigantes da escultura ibérica no século XVI "estabelece o confronto entre a produção escultórica em pedra, uma das coleções mais celebradas do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), com um núcleo de obras em madeira, proveniente do Museo Nacional de Escultura de Valladolid (MNEV).

Colocando em diálogo alguns dos maiores escultores ativos em Portugal e Espanha, o caso particular de Coimbra é bem expressivo neste contexto. Enquanto Nicolau Chanterene, Hodart ou João de Ruão, os grandes representantes vindos de França, promovem um sentido humanista de serenidade e equilíbrio, já os casos de Alonso Berruguete, Felipe Bigarny ou Juan de Juni, com uma produção mais dinâmica e expressiva, ilustram uma maior proximidade ao universo italiano. 

Sublinhando a direta relação com os circuitos artísticos europeus, o confronto proposto mostrará a proximidade e a diferença de tratamento nos dois lados da fronteira, evidenciando um percurso italianizado mais claramente ativado em Espanha do que em Portugal, onde a sensibilidade francesa perdurará até aos finais do século XVI. 

Estimulando a capacidade de diálogo das peças e o potencial científico dos acervos, a relevância desta ligação ao MNEV traduz-se, desde logo, na ativação de um caminho de internacionalização e produção de conhecimento inovador no MNMC. Com relevantes impactos junto do público, pelo efeito mobilizador e de reconhecimento nas comunidades locais, fomentando o compromisso social e o sentido de cidadania, promove-se, assim, o protagonismo das coleções do MNMC, ao nível da sua afirmação interna e projeção internacional."

In: Museu Nacional de Machado de Castro | Facebook, 14.09.2024










para saber +













Redação: 18.09.2024