Percurso Camoniano: Pedro & Inês
Percurso artístico camoniano registado em vídeo
Criação:
Serviço Educativo da
Câmara Municipal de Alcobaça, 2020
VÍDEO | 18:24, um de 9 pequenos vídeos pedagógicos da
Coleção "Alcobaça - Visitas na minha terra"
"Localizado no passeio pedonal da cidade de Alcobaça, junto ao rio Alcoa, o “Percurso Camoniano: Pedro & Inês em Cerâmica de Alcobaça” nasceu de um desafio lançado pela Câmara Municipal a 10 empresas do setor da cerâmica do concelho para materializarem, em peças artísticas, a sua interpretação do episódio de Inês de Castro de Os Lusíadas [Canto III, est. 118-135], de Luís Vaz de Camões (séc. XVI).
O percurso inclui ainda peças inspiradas num outro soneto do mesmo autor [“Amor é fogo que arde sem se ver”] e num de Miguel Torga (séc. XX) [“Inês de Castro”, in Poemas Ibéricos].
No Mosteiro de Alcobaça estão sepultados D. Pedro I e Inês de Castro – dois protagonistas de um mais belos romances de amor eterno de sempre que teve lugar no séc. XIV em Portugal."
Câmara Municipal de Alcobaça | Serviço Educativo | 2020
"A partir de finais do séc. XIX, Alcobaça afirma-se como um território de expressão da cerâmica artística. No séc. XX, inúmeras fábricas criam no concelho uma zona promotora da identidade alcobacense, ainda hoje reconhecida.
[...] Curiosidade: a loiça de Alcobaça facilmente se identifica através dos seus tons de amrelo, verde, violeta e encarnado sobre um fundo predominante azul. Presentemente, a cerâmica é uma atividade económica que tem conseguido modernizar-se, aliando a tradição na produção à qualidade e à inovação no design."
para saber +
Redação: 18.09.2024