2024/09/06

"Do amor e da glória em Camões", um concerto de Rui de Luna apresentado "Noites no Logradouro" Centro UNESCO - Beja



𝐷𝑜 𝐴𝑚𝑜𝑟 𝑒 𝑑𝑎 𝐺𝑙𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑒𝑚 𝐶𝑎𝑚𝑜̃𝑒𝑠

CONCERTO FALADO

de Rui de Luna

Com Rui de Luna no piano, voz de Natália Luiza, 
Marcos Lázaro no violino e o Ivo Mé na precursão.


2 AGO. 2024 | às 21h30

No Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial , Beja


Organização:






"Penso em Camões, penso no Génio, penso em 500 anos de vida, penso na eternidade e penso na finitude. Penso no barro humano moldado de tantas formas.
Penso no pulsar dos corações de 1524 e de 2024.

Penso no meu atrevimento e ousadia, em vestir com a minha música, as palavras de um homem, que pisou as pedras de um local sagrado e que, o recolheu para a eternidade dos Homens.

Penso no Mosteiro dos Jerónimos e que nessas mesmas pedras pisadas pelo Génio Maior, a ousadia e o atrevimento de um outro barro esculpido e onde o sopro da vida, vive, estreou no dia em que a pátria Lusa celebra a imortalidade e grandeza do Génio, esse 10 de Junho de 2023, o seu/nosso " Do amor e da glória em Camões".

Penso nas centenas de pessoas que assistiram a este momento absolutamente memorável e que aplaudiram de pé, quem ousou atrever-se a vestir de música as palavras, quem as tocou, e quem as disse de forma magistral, uma verdadeira lição magistral de dizer, de contar, de recitar, de cantar Camões.

Penso no caminho realizado até ontem, um caminho fascinante com gente boa, e que rara dimensão de gente boa, neste humano, cada vez menos humano em 2024.

Penso no raro privilégio, que tem sido partilhar grandes e pequenos palcos, com grandes desta e de outras terras, das viagens constantes, entre ensaios e concertos, viagens fascinantes a seis, como fascinante tem sido redescobrir Camões, em 2024!

Penso que é este atrevimento, que esgota salas, que emociona quem ouve, que toca profundamente a quem se permite deixar tocar, que centenas, senão milhares de pessoas, já ouviram este Camões, e acreditem que está bem vivo, no alto dos seus 500 anos.

Duas reconhecidas personalidades da nossa pátria Lusa, descrevem esse atrevimento e essa ousadia, de vestir de música as palavras de Camões "Do amor e da glória em Camões", da seguinte forma:

Paulo Mendes Pinto, in Jornal de Letras, 12.06.2024
Do Amor e da Glória em Camões, de Rui de Luna, com Natália Luiza, Marcos Lázaro e Ivo Mé
" ...Sob a batuta deste conhecido e aclamado barítono, somos levados a uma experiência de intensa imersão numa obra total onde a poesia, seja a épica ou lírica, se fundem com a música
e voz única de Natália Luiza. Assistir a este espetáculo é comovente, vibrante, emocionante e questionador; 
Depois desta aventura que é assistir a tanto sentimento essencial junto, perguntamos: como conhecemos tão mal a obra de Camões? Como nos deixámos enredar numa visão que o cataloga como passado, nacionalista e, portanto, desprovido de sentido para os dias de hoje?

Do Amor e da Glória em Camões mostra-nos, de forma límpida, como acontece apenas com os clássicos, que Camões reside exatamente nesse patamar onde se encontram as ideias e as obras que não perdem com o tempo..."


Tito Lívio, 23.01.2024
"No Teatro Meridional, vimos um espectáculo que o faz de uma forma muito bela e magistral. Rui de Luna, compositor, co-criador e pianista e Marcos Lázaro, violino, souberam exprimir, num Concerto memorável, a vida tão rica de amor mas também de tormentos do nosso grande vate...

...E este "casamento" perfeito entre melodia, músicos, voz e respectivos intérpretes é prodigioso, exaltante, emocionante.

Um espectáculo que "canta" Camões, deixando os poemas mais conhecidos para o final e que só poderia acabar com o soneto "Alma minha gentil, que te partiste..."

...Dos mais belos espectáculos de Poesia que vi em toda a minha já longa vida."




Penso que ainda vale a pena ser atrevido e ousado, o público sente o mesmo e penso que Camões sorri e agradeçe lá do alto, entre amores que ardem, sem se verem e a sua/nossas, "alma minha gentil, que te partiste" (e que foram tantas).

Penso em Camões e no quão inquietante e deslumbrante continua a ser, passados 500 anos.


O meu profundo agradecimento à Ars Luminae, Mister.Man1972, à Margarida Rebocho, ao João Mendes, ao Ivo Mé, ao Marcos Lázaro e a Luis Vaz de Camões, na voz magistral da Natália Luiza!
Agradeço a todas as entidades publicas e privadas, que nos têm apoiado e convidado, para que este atrevimento, de seu nome " Do amor e da glória em Camões", seja apresentado nos cinco Continentes. A todos o meu "Bem hajam", como dizemos no Douro."

in Facebook, 28.07.2024.





  1. Cartaz divulgando o evento "Noites no Logradouro" organizado pelo Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial - Beja, em que está integrado o concerto "Do amor e da glória em Camões".
  2. Rui Castilho de Luna. - Imagem na página do artista no Facebook.
  3. Rui de Luna ao piano e Natalia Luiza recitando poesia de Luís de Camões. - Imagem no perfil do Facebook de Natalia Luiza Figueiredo Campos, 15.12.2023.
  4. Os artistas Rui de Luna (piano), Natália Luiza (voz), Marcos Lázaro (violino).
  5. "Do amor e da glória em Camões", in Facebook de Rui Castilho de Luna, 28-06-2024.
  6. Cartaz dos eventos celebrativos dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, em Vila Viçosa, em que foi estreado o concerto "As Camonianas" do barítono Rui Luna, com a Banda da Armada Portuguesa dirigida pelo Maestro Pascoal.








para saber +




Ars Luminae | Facebook

José Carlos Canoa
in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 16.06.2024











Redação: 5.09.2024