2024/10/15

A receção de Camões pelos lusófilos europeus




"Os lusófilos europeus no panorama finissecular: tradução e intercâmbios"

SEMINÁRIO


11 a 25 OUT. 2024 | Na FLUL, Edifício da Biblioteca - Sala 112.D

O Seminário é gratuito e aberto à comunidade, 
não estando sujeito a inscrição prévia.

Mais informações: mpinto6@edu.ulisboa.pt

Organização: 

MOV (grupo LOCUS) do Centro de Estudos Comparatistas 
em articulação com o Programa em Estudos Comparatistas








"O Seminário "Os lusófilos europeus no panorama finissecular: tradução e intercâmbios" decorre entre 11 e 25 de Outubro de 2024 e está organizado em seis sessões, que serão orientadas por Andrea Ragusa (Universidade de Parma). 

Está focado nos intercâmbios entre intelectuais e escritores de língua portuguesa e os “lusófilos” (ou “lusitanophilos”, como lhes chamava Teófilo Braga) europeus. 

Depois de uma definição geral da matéria de estudo, será aprofundada a relação entre o Centenário camoniano de 1880 – ironicamente definido “santanário” na altura – e a redescoberta de Camões pela Europa fora, fenómeno paralelo ao surgimento de inúmeras edições e versões em outras línguas, tanto do poema como da lírica. 

A seguir será abordada a tendência “poliglota” desses lusófilos e a sua produção tradutológica, também em relação com as correspondências epistolares. 

A última parte do seminário será dedicada aos principais tradutores italianos na viragem entre os séculos XIX e XX (Cannizzaro, Teza, Padula, Peragallo) e à sua produção, com atenção especial para a análise textual da tradução italiana (inédita) de Os Simples de Guerra Junqueiro, realizada pelo erudito siciliano Tommaso Cannizzaro."











para saber +


Seminário "Os lusófilos europeus no panorama finissecular: tradução e intercâmbios" - 1ª e 2ª Sessões


in Plataforma 9









Redação: 14.10.2024