2024/11/30

CAMÕES: Altos Cumes, Scabelicastro e correlatos, livro da autoria de Vítor Serrão e Mário Rui Silvestre


Capa de Pedro Catrola, segundo gravura de Alexandre-Joseph Desenne (1817)

CAMÕES: Altos Cumes, Scabelicastro e correlatos

LANÇAMENTO DE LIVRO

29 OUT. 2024 | às 18h00 | Na SPA, Lisboa

da autoria de
Vítor Serrão e Mário Rui Silvestre







Apresentações públicas previstas:

29 OUT. 2024, terça-feira | às 18h00
Na SPA, Auditório Maestro Frederico de Freitas, Av. Duque de Loulé, n.º 31, em Lisboa
Apresentação pelo Doutor António Carlos Cortez






7 DEZ. 2024, sábado | às 15h
Na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém



14 DEZ. 2024 | às 15h
Na Academia Portuguesa de Exlibris, Lisboa





Entrevista com Vítor Serrão, por João Baptista | in Mais Ribatejo, 5.10.2024








SÚMULA DO NOVO LIVRO SOBRE CAMÕES

"O tempo de Luís Vaz de Camões foi, apesar das conjunturas políticas e mentais adversas, uma época de extraordinário esplendor no campo da produção cultural portuguesa. O livro que Edições Cosmos tem em preparação, com lançamento previsto para outubro, vem clarificar melhor, nas suas heterogeneidades e variações, a importância desse momento glorioso e internacionalizado da nossa Cultura (os anos 1550-1580), em que poetas, pintores, arquitectos, historiadores e outros altos vultos souberam dar-se as mãos, resistindo aos ventos censórios da Inquisição e a outras pressões e constrangimentos, para afirmarem a sua liberdade de criar e de pensar.

A tese que defende o nascimento de Camões em Santarém ganha força argumentativa (e mais validade que as teses que advogam Chaves, Porto, Coimbra, Alenquer e Lisboa como terras de origem), sabendo-se que a vila onde nasceu e viveu Ana de Sá e Macedo, mãe do poeta, era mesmo um importantíssimo alfobre das artes e letras nacionais, ou seja, um espaço passível, no século XVI, de influenciar a formação inicial do vate. Nova documentação vem iluminar-nos sobre esse ambiente de fulgor criativo ["que se estende também ao lugar de Vaqueiros e à ‘corte na aldeia’ dos nobres Coutinho, mecenas de Luís Vaz"].

No sentido de se associar às comemorações camonianas, o livro CAMÕES, ALTOS CUMES SCABELICASTRO E CORRELATOS, obra de 500 pp. inclui duas componentes: 

"Altos Cumes: seis Estudos sobre Camões e as artes do seu tempo"

de Vítor Serrão, e 

"O Poeta de Portugal Nasceu em Santarém"

de Mário Rui Silvestre.
Um historiador de arte e um romancista unidos num
olhar plural sobre o tempo do poeta.

Atenção, pois, a um livro que, além da revelação de um poema inédito de Camões [" um jocoso mote com glosas"], traz novidades substantivas sobre a figura, as relações e as circunstâncias, sobre a Santarém do seu século, e sobre o tempo histórico em que viveu e produziu a sua obra.  É o novo livro das Edições Cosmos."

Edições Cosmos
Fontes: carta eletrónica recebida no Diretório, 30.09.2024




CAMÕES DE SANTARÉM PARA O MUNDO

Um livro novo sobre o Poeta de Portugal, de Vítor Serrão e Mário Rui Silvestre

 
CAMÕES, ALTOS CUMES, SCABELICASTRO e CORRELATOS, é o título do novo livro, que é também um livro novo, sobre Camões, filho de Ana de Macedo dos Macedos de Santarém (in Os Lusíadas comentados, Pedro Mariz 1613), ele próprio, o Poeta, segundo os autores também nascido no sempre enobrecido Scabelicastro (in Os Lusíadas, III, 55). 

Vítor Serrão e Mário Rui Silvestre, autores deste livro (perto de 600 pág.s), um historiador de Arte e um romancista e poeta, são ambos reconhecidos camonistas com livros, artigos em jornais, revistas, jornais online, etc. publicados (p. ex. sobre as teses desenvolvidas nesta obra in Santarém: os Homens e a Cidade na Época dos Descobrimentos - CMS / Comissão dos Descobrimentos, 1995, Camões e outros Argonautas scalabitanos de Mário Rui Silvestre; ou Fernão Gomes e o Retrato de Camões, Vasco Graça Moura / Vítor Serrão, INCM 1989, etc.). 

Outras novidades deste livro são o destino que levaram o manuscrito de Os Lusíadas e o Retrato de Camões, pintado por Fernão Gomes, adquirido pelo Estado Português há menos dum século. 

Além de um estudo pormenorizado sobre ter sido a aldeia de Vaqueiros (Santarém) e não outra com este nome, já conhecido há vários séculos como a morada de D. Gonçalo Coutinho, o fidalgo que patrocinou a edição princeps das Rythmas (1595), obra Lírica do Poeta, e trasladou os ossos anónimos de Camões para o interior da igreja de Sant´Ana, em Lisboa. 

A coroar tudo isto, os leitores futuros e actuais deste CAMÕES, ALTOS CUMES, SCABELICASTRO E CORRELATOS, dentre em pouco nas bancas, poderão ler nele um poema inédito de Camões descoberto por Vítor Serrão numa carta datada de 1607 de D. Gonçalo Coutinho, comendador de Vaqueiros e mecenas de Camões, o que é já o maior acontecimento cultural deste V Centenário de Camões, comemorado em todo o mundo.

Com apresentações públicas previstas, entre outras, para a SPA (Sociedade Portuguesa de Escritores, em Lisboa), para o dia 29.10. 2024, e no final desse mês para o Instituto Politécnico de Santarém, este livro, além de trazer para Santarém e toda esta região tagana, terra da mãe de Camões e dele próprio, a memória do maior Poeta de Portugal, projeta-a também a esta região, culturalmente por todo o mundo por onde a imensa diáspora camoniana se estende dos Estados Unidos ao Brasil, África e Europa. Edições Cosmos, Portugal."

Fonte do texto:
Mais Ribatejo, 27.09.2024
Reprod. em Joaquim José Duarte Garrido | Facebook, 27.09.2014




Contribuições inovadoras

"Merecem destaque, entre outras, as seguintes contribuições:

  • Em primeiro lugar, aclaram-se os saberes sobre as ligações de Luís Vaz de Camões à vila de Santarém (‘o sempre enobrecido Scabelicastro‘, como lhe chama o Poeta n‘ Os Lusíadas), terra de nascimento de sua mãe Ana de Sá Macedo e, muito possivelmente também sua urbe de nascimento;
  • Destaca-se a presença do Poeta junto de amigos e contactos intelectuais de Santarém, como Manuel de Sousa Coutinho, mais conhecido por Frei Luís de Sousa que foram relevantes na sua formação, e dois primos que foram párocos na igreja do Milagre;
  • Apuram-se e esclarecem-se as relações de Luís Vaz com outros poetas que (como agora fica mesmo provado) tiveram ligações com o vate em diversas circunstâncias, caso dos ‘poetas mirandinos’ António Ferreira, Diogo Bernardes, Pero de Andrade Caminha e, mesmo, Jerónimo Corte-Real…;
  • Reforçam-se os saberes sobre a vertente de poesia jocosa de Camões, com base numa poesia Inédita, publicada neste livro, (um mote com glosas), composta juntamente com cinco dos melhores poetas coevos, antes da partida para a Índia;
  • Aclaram-se as relações do vate com o mundo artístico do seu tempo, não só nos referenciais poéticos como também, em particular, com o pintor Fernão Gomes, seu retratista, activo também para amigos seus, como os Castro e os Portugal;
  • Surgem dados explícitos sobre a ‘corte na aldeia’ de Vaqueiros (Santarém), terra que no século XVI era um verdadeiro centro cultural e terra dos nobres Coutinho, os quais acolheram Luís Vaz e lhe deram apoio mecenático (D. Gastão, mecenas em vida, e D. Gonçalo, mecenas da memória);
  • Dão-se mais saberes sobre D. Manuel de Portugal, poeta, antonianista, e amigo de Camões que lhe dedicou a Ode VII, e fundador do convento franciscano de Vale Figueira (Santarém);
  • Enfim, (e na esteira dos ensaios de Jorge de Sena), passa a perceber-se melhor a obra de Luís Vaz de Camões à luz dos cânones estéticos e artísticos do Maneirismo internacional."
João Baptista, in Mais Ribatejo, 7.12.2024




  1. Convite para a apresentação da Obra no dia 29 de out. de 2024.
  2. O professor e historiador Vítor Serrão.
  3. Fernão Gomes e o retrato de Camões. - Textos introdutórios de Vítor Serrão e Vasco Graça Moura (Lisboa, 1989).
  4. Mário Rui Silvestre. - Fotografia in "Mário Silvestre" em Mais Ribatejo.
  5. "Camões - V Centenário: O Poeta de Portugal Nasceu em Santarém", crónicas de Mário Rui Silvestre, saídas no "Correio do Ribatejo" (jan.-abr. 2024).
  6. Cartaz de pré-venda do livro.
  7. Capa e contracapa, com nota biográfica dos autores nas badanas.










para saber +


Edições Cosmos | Facebook, 17.09.2024
249 768 122


FEV. 2025

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 30.01.2025

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 30.01.2025

JAN. 2025

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 12.01.2025

DEZ. 2024

João Baptista
in in Mais Ribatejo, 7.12.2024

NOV. 2024

2024.12.07, sábado, às 15h00, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Lisboa. - Apresentação do livro: Camões: altos cumes, Scabelicastro e correlatos, de Vitor Serrão e Mário Rui Silvestre. - Edição Livraria Cosmos, 2024.
in Vitor Serrão | Facebook, 30.11.2024

OUT. 2024

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 24.10.2024

in Mais Ribatejo, 17.10.2024

João Baptista
in Mais Ribatejo, 5.10.2024

SET. 2024

in Mais Ribatejo, 27.09.2024

***


Mário Silvestre | Bio in Mais Ribatejo.

Vitor Serrão | Facebook (v. 17.09.2024)

in Luís de Camões - Diretório de Camonística

Vítor Serrão
 in Vítor Serrão | Facebook, 24.04.2024












Redação: 17.09.2024, atualizado em 30.09.2024.

Exposição e Sarau Camonianos em Pinhel








Sarau camoniano


29 NOV. 2024, sexta-feira | às 21h00

No Salão Polivalente da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel


Organização:

Município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas de Pinhel, 
em parceria com 
o Movimento Poético Pinhelense, 
a Universidade Sénior e artistas locais convidados 



"No âmbito das comemorações dos 
500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões,
[...] A noite vai ser preenchida com poesia, 
poesia acompanhada de música, música 
e até alguns momentos de humor."

Fonte: Sarau camoniano
in Município de Pinhel | Facebook, 30.11.2024


PROGRAMA


Apresentação
por Amélia Sebastião

"Descalça vai para a fonte"
Clara Marques e Érica Sil com Ângelo Marques

"Mudam-se os tempos"
Matias Silva com Ângelo Marques

Momento musical : "Tango pour Claude", Richard Galliano
Flávia Castro

"Luís, o poeta salva a nado o Poema"
Beatriz Santos

Quem escreveu Os Lusíadas?
Armanda Vicente e Estela Simões

Momento musical :  "Inquietação"
Patrícia Salema e Mateus Silva

"Endechas a Bárbara escrava", "Verdes sãos os campos" e "Dinamene"
Movimento Poético e Universidade Sénior de Pinhel
Arlete Milhano, Leontina Saraiva e Carlos Pereira

Momento musical : "Anima"
Flávia Castro

Lusíadas
Joel Sousa, Mª Eduarda Ferreira, Fábio Matias e Rita Teixeira

Amor é fogo que arde sem se ver? Será?
Armanda Vicente e Estela Simões

"Com que voz" e "No teu Poema"
Leonor Sebastião

"Cá nesta Babilónia" 
Adriana Lourenço e Emanuel Santos

"Perdigão perdeu a pena"
Joel Tavares

"Minina dos olhos verdes"
Rita Figueiredo

Momento musical : "Dreams"
Patrícia Salema e Mateus Silva

"Camões dirige-se aos seus contemporâneos"
Paulo Monteiro

Momento musical : "Normandy", Claude Thomain
Flávia Castro e Nuno Coelho









Todas as fotografias constam no álbum Melhores momentos, 30.11.2024
disponível no Facebook do © Município de Pinhel.






“Lusíadas em Quadro”

EXPOSIÇÃO

15 OUT. a 15 DEZ. 2024 

No Salão Polivalente do Agrupamento de Escolas de Pinhel

com trabalhos do mestre José Manuel Soares
do acervo do 
Museu José Manuel Soares – Casa da Cultura de Pinhel




"Depois de uma passagem pela Biblioteca Municipal, 
a exposição "Lusíadas em Quadro" 
rumou ao Agrupamento de Escolas de Pinhel, 
onde vai estar patente ao público até dia 15 de dezembro.

Da autoria do mestre José Manuel Soares 
(cujas obras estão reunidas no Museu com o mesmo nome, em Pinhel), 
os desenhos que integram esta mostra ilustram 
a história dos descobrimentos portugueses, 
nomeadamente as aventuras e desventuras do povo conquistador, 
escrita e pensada aos olhos do poeta Camões.

Trazer a Arte à Escola é o objetivo desta itinerância 
e desta exposição promovida pelo Município de Pinhel 
a fim de assinalar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões."

In Município de Pinhel | Facebook, 16.11.2024





As fotografias selecionadas constam no álbum sobre a exposição
disponível no Facebook do © Município de Pinhel16.10.2024.






“Luís Vaz de Camões"

Texto por Raul Costa Desenhos de José Manuel Soares

Edição Câmara Municipal de Odemira, 1990










para saber +


Sarau camoniano
in Município de Pinhel | Facebook, 30.11.2024

Exposição "Os Lusíadas em Quadro" no Agrupamento de Escolas de Pinhel

in Câmara Municipal de Pinhel

Luiz Beira e Carlos Rico
in BDBD - Blogue de banda desenhada, 3.01.2018










Redação: 30.11.2024

2024/11/29

Cerimónia comemorativa de Camões em Celorico de Basto


500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões

“Vida e obra de Camões, 500 anos do criador da poética da nossa língua”

CERIMÓNIA COMEMORATIVA


29 NOV. 202

No Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, Braga

Organização:

Município de Celorico de Basto





"Celorico de Basto propõe-se celebrar 
os 500 anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões 
com uma sessão comemorativa alusiva à data.  
Sob o tema “Vida e obra de Camões 500 anos do criador da poética da nossa língua” 
esta sessão pretende exaltar o poeta e 
destacar a importância da sua obra na educação e na cultura lusitana."





PROGRAMA


15h00 
“Celebrar Camões”

Abertura
Dr. José Peixoto LimaPresidente da C. M. de Celorico de Basto

15h20

“Vida e obra de Camões – 500 anos do criador da poética da nossa língua”

Painel de debate

Com Afonso Valente Batista, escritor e patrono da Cultura de Celorico de Basto
Maria Bochicchio, professora e camonista do CIEC de Coimbra
Isabel Rio Novo, escritora e biógrafa
 Carlos Maia Bobone, escritor e crítico literário
Pedro Lamares, ator e declamador

16h15 
Recital Poético dedicado a Camões
Com ator convidado

16h30
Recital Poético pelos alunos do Concurso “Leitura no Douro, Tâmega e Sousa”

17h30
Atuação da Academia de Música de Basto

Encerramento
Dr. Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDT-N
diretor regional da Cultura do Norte








para saber +


Daniela Lenchyna
in A Verdade [online], Celorico de Basto, 3.11.2024

Município de Celorico de Basto | Facebook, 31.10.2024





Redação: 4.11.2024

2024/11/27

O Poeta na 41.ª edição da obra Portugal em Selos 2024: segundo Camões dos CTT


Portugal em Selos 2024: segundo Camões

LANÇAMENTO

da 41.ª edição, 2024

Texto de Jorge M. Martins

Design por Unidesign / Hélder Soares

Impressão e Acabamento: Orgal Impressores

78 p. | 24,5 x 24,5 cm | ISBN: 978-989-8988-32-4

27 NOV. 2024 | CTT – Correios de Portugal




Um tributo ao V centenário do nascimento de Luís de Camões, 
o livro editado pelos CTT reúne todas as emissões filatélicas de 2024
comentadas em textos bilingues português e inglês.



Camões e a sua obra nas coleções de selos dos CTT

"Em 2024, comemoram-se os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, poeta épico português, ilustre personagem do Renascimento, homem de grande cultura e de riquíssima vivência que, em redor de 1572, escreveu Os Lusíadas, inequivocamente uma das mais importantes obras da literatura de língua portuguesa.

Jorge M. Martins, autor do Portugal em Selos de 2024 não esquece esta importante efeméride e, capítulo a capítulo, propõe um diálogo entre as emissões de selos deste ano e a grande epopeia de Camões.

Os CTT têm homenageado Luís de Camões e a sua obra desde 1924, através de várias coleções de selos que permanecem no tempo e permitem que as novas gerações se sintam mais próximas do poeta. O Portugal em Selos 2024 é mais um marco neste percurso obrigatório de quem passa também por ser «a memória da nação».

Com uma tiragem limitada a 5 mil exemplares numerados, esta edição contém a prova de cor do selo da emissão Camões – 500 Anos, 75 selos, 13 blocos, 1 folha especial e 1 folha miniatura, no valor de €117,04."


Texto e imagens in © CTT











para saber +


Filatelia CTT | Facebook, 22.11.2024

in CTT, Notícias, 27.11.2024

in Luís de Camões - Diretório de Camonística, 4.09.2024








Redação: 1.12.2024