2024/11/07

Curso de Formação "Ensinar e Aprender Camões, nos Ensino Básico e Secundário"



"Ensinar e Aprender Camões, nos Ensino Básico e Secundário"

CURSO DE FORMAÇÃO | 25 horas

por
Sandra Galante e Susana João Carvalho



De 30 OUT. a 17 DEZ. 2024 | Online

Destinatários: 

Professores do Grupo 300

Período de inscrição: 

14 - 24 OUT: 2024








CALENDÁRIO

17:00 às 20:30 (3h30) | Online síncrono

30 OUT. 2024 | Quarta-feira

6 NOV. 2024 | Quarta-feira

20 NOV. 2024 | Quarta-feira

27 NOV. 2024 | Quarta-feira

4 DEZ. 2024 | Quarta-feira

11 DEZ. 2024 | Quarta-feira

17 DEZ. 2024 | Terça-feira



O Ensino de Camões na Escola

"No momento em que se assinalam 500 anos do nascimento de Camões, a presente ação de formação propõe-se apoiar os docentes, no âmbito dos desafios atuais do ensino de autores clássicos, como Camões, no contexto dos Ensinos Básico e Secundário: as dificuldades identificadas resultam não apenas das caraterísticas intrínsecas dos textos clássicos, mas também das mudanças no modo de vida contemporâneo e nas dinâmicas das salas de aula.

Parte do entendimento de que, pela sua relevância cultural e educacional, o conhecimento da obra de Camões e a análise dos seus textos literários são fundamentais não apenas para a compreensão da literatura portuguesa, mas também para a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes uma visão abrangente da História, Cultura e Artes. A obra de Camões oferece um repertório de significados e referências que são cruciais para a identidade cultural portuguesa.

Assim, este curso visa capacitar os professores com metodologias modernas e eficazes para o ensino de Camões, incluindo o uso de recursos digitais e ambientes de aprendizagem flexíveis. Tal capacitação é vital para que os docentes possam desenhar e implementar estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a aprendizagem ativa e significativa dos alunos.

A adoção de práticas pedagógicas atualizadas conduz a uma melhoria na qualidade do ensino, refletindo-se nos resultados de aprendizagem e na motivação dos estudantes. A formação focar-se-á em metodologias que desenvolvam competências no âmbito da análise de texto literário, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos."


OBJETIVOS:

1.
Identificar as questões essenciais referentes ao contexto e ao texto camoniano;

2.
Tomar posição fundamentada sobre a interpretação dos textos de Camões
e sobre o papel desempenhado pelo autor 
na dinâmica histórico-cultural dos países de língua portuguesa;

3.
Capacitar para implementar práticas pedagógicas 
que promovam a aprendizagem ativa dos textos camonianos, 
de acordo com as propostas das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português, 
ao longo dos diferentes níveis de ensino;

4.
Clarificar conceitos que suportam o ensino, a aprendizagem e a avaliação pedagógica;

5.
Melhorar a capacidade de usar a tecnologia digital, de forma eficaz, 
para o ensino de Português;

6.
Dotar de estratégias que permitam desenvolver 
a comunicação, o pensamento crítico, a cooperação, a autonomia e a criatividade dos alunos.


PROGRAMA

Módulo 1
Enquadramento do curso

Módulo 2 
Luís de Camões: a figura e o seu contexto histórico
Influência e legado na cultura portuguesa;

Módulo 3
Os textos de Camões propostos nas Aprendizagens Essenciais:
materialidade, sentidos, dinâmica das interpretações

Módulo 4
Metodologias de aprendizagem ativa do texto camoniano:
4.1 Conceção de tarefas para ensinar, aprender e avaliar
4.2 Partilha e discussão das produções individuais.


METODOLOGIAS:

1.
Privilegiar-se-á a análise de textos de Camões recomendados 
na Aprendizagens Essenciais de Português, nos Ensinos Básico e Secundário, 
e a discussão das principais orientações dos estudos camonianos;

2.
O trabalho síncrono à distância – online, 
através da Plataforma de video-conferência Zoom, 
terá caráter teórico-prático: análise de conteúdos teóricos e 
apresentação e demonstração de utilização de cenários de aprendizagem exemplificativos, 
bem como experimentação e preparação do trabalho a aplicar em contexto pedagógico
e respetiva avaliação.

3.
O itinerário formativo será apoiado numa plataforma de aprendizagem (e.g. Classroom),
nomeadamente para acesso aos conteúdos das sessões, 
atividades, recursos e ferramentas, tutoriais ou documentos de apoio 
e ainda a fóruns de discussão, de reflexão e de partilha, 
entre outros sistemas de comunicação/interação estabelecidos.


AVALIAÇÃO:

Os formandos serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, 
conforme estipulado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, 
respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

A avaliação contínua do desempenho terá por base 
o trabalho realizado nas sessões síncronas (trabalhos práticos e reflexões), 
bem como o relatório individual:

Participação/Realização de atividades: 50% | 5 valores
Participação nas atividades de debate e reflexão propostas: 20%
Realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo: 30%
Realização de um trabalho individual escrito/relatório: 50% | 5 valores


BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL:

Bernardes, José A. Cardoso
Luís de Camões (Cap. V), 
in História Crítica da Literatura Portuguesa. - Vol. I. Humanismo e Renascimento. 
Lisboa: Editorial Verbo, 1999.

Galante, Sandra & Gaspar, M. I.
«Aprender conceitos literários: uma reflexão sobre o ensino em literatura»
in Estrela, T. et al. - Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? 
Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012.

Marnoto, Rita
O Petrarquismo português do Renascimento e do Maneirismo
Coimbra: CIEC, 1997.


Novo, Isabel Rio
Fortuna, Caso, Tempo e Sorte: biografia de Luís Vaz de Camões
Lisboa: Contraponto Editores, 2024.


Silva, Vítor M. de Aguiar e
A lira dourada e a tuba canora
Lisboa: Livros Cotovia, 2008.









Momentos da primeira sessão, online, às 17:00, no dia 30 de outubro de 2024:
apresentação de vários eventos camonianos no âmbitos comemorações do
V Centenário do Nascimento de Luís de Camões
tal como fazemos, de modo mais ampliado, na AGENDA do Diretório de Camonística.






para saber +


in Portal da Formação Nova Ágora CFAE












Redação: 6.11.2024