"Ensinar e Aprender Camões, nos Ensino Básico e Secundário"
CURSO DE FORMAÇÃO | 25 horas
por
Sandra Galante e Susana João Carvalho
De 30 OUT. a 17 DEZ. 2024 | Online
Destinatários:
Professores do Grupo 300
Período de inscrição:
14 - 24 OUT: 2024
Promovido pelo Centro de Formação Nova Ágora
CALENDÁRIO
17:00 às 20:30 (3h30) | Online síncrono
30 OUT. 2024 | Quarta-feira
6 NOV. 2024 | Quarta-feira
20 NOV. 2024 | Quarta-feira
27 NOV. 2024 | Quarta-feira
4 DEZ. 2024 | Quarta-feira
11 DEZ. 2024 | Quarta-feira
17 DEZ. 2024 | Terça-feira
O Ensino de Camões na Escola
"No momento em que se assinalam 500 anos do nascimento de Camões, a presente ação de formação propõe-se apoiar os docentes, no âmbito dos desafios atuais do ensino de autores clássicos, como Camões, no contexto dos Ensinos Básico e Secundário: as dificuldades identificadas resultam não apenas das caraterísticas intrínsecas dos textos clássicos, mas também das mudanças no modo de vida contemporâneo e nas dinâmicas das salas de aula.
Parte do entendimento de que, pela sua relevância cultural e educacional, o conhecimento da obra de Camões e a análise dos seus textos literários são fundamentais não apenas para a compreensão da literatura portuguesa, mas também para a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes uma visão abrangente da História, Cultura e Artes. A obra de Camões oferece um repertório de significados e referências que são cruciais para a identidade cultural portuguesa.
Assim, este curso visa capacitar os professores com metodologias modernas e eficazes para o ensino de Camões, incluindo o uso de recursos digitais e ambientes de aprendizagem flexíveis. Tal capacitação é vital para que os docentes possam desenhar e implementar estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a aprendizagem ativa e significativa dos alunos.
A adoção de práticas pedagógicas atualizadas conduz a uma melhoria na qualidade do ensino, refletindo-se nos resultados de aprendizagem e na motivação dos estudantes. A formação focar-se-á em metodologias que desenvolvam competências no âmbito da análise de texto literário, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos."
OBJETIVOS:
1.
Identificar as questões essenciais referentes ao contexto e ao texto camoniano;
2.
Tomar posição fundamentada sobre a interpretação dos textos de Camões
e sobre o papel desempenhado pelo autor
na dinâmica histórico-cultural dos países de língua portuguesa;
3.
Capacitar para implementar práticas pedagógicas
que promovam a aprendizagem ativa dos textos camonianos,
de acordo com as propostas das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português,
ao longo dos diferentes níveis de ensino;
4.
Clarificar conceitos que suportam o ensino, a aprendizagem e a avaliação pedagógica;
5.
Melhorar a capacidade de usar a tecnologia digital, de forma eficaz,
para o ensino de Português;
6.
Dotar de estratégias que permitam desenvolver
a comunicação, o pensamento crítico, a cooperação, a autonomia e a criatividade dos alunos.
PROGRAMA
Módulo 1
Enquadramento do curso
Módulo 2
Luís de Camões: a figura e o seu contexto histórico
Influência e legado na cultura portuguesa;
Módulo 3
Os textos de Camões propostos nas Aprendizagens Essenciais:
materialidade, sentidos, dinâmica das interpretações
Módulo 4
Metodologias de aprendizagem ativa do texto camoniano:
4.1 Conceção de tarefas para ensinar, aprender e avaliar
4.2 Partilha e discussão das produções individuais.
METODOLOGIAS:
1.
Privilegiar-se-á a análise de textos de Camões recomendados
na Aprendizagens Essenciais de Português, nos Ensinos Básico e Secundário,
e a discussão das principais orientações dos estudos camonianos;
2.
O trabalho síncrono à distância – online,
através da Plataforma de video-conferência Zoom,
terá caráter teórico-prático: análise de conteúdos teóricos e
apresentação e demonstração de utilização de cenários de aprendizagem exemplificativos,
bem como experimentação e preparação do trabalho a aplicar em contexto pedagógico
e respetiva avaliação.
3.
O itinerário formativo será apoiado numa plataforma de aprendizagem (e.g. Classroom),
nomeadamente para acesso aos conteúdos das sessões,
atividades, recursos e ferramentas, tutoriais ou documentos de apoio
e ainda a fóruns de discussão, de reflexão e de partilha,
entre outros sistemas de comunicação/interação estabelecidos.
AVALIAÇÃO:
Os formandos serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores,
conforme estipulado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio,
respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
A avaliação contínua do desempenho terá por base
o trabalho realizado nas sessões síncronas (trabalhos práticos e reflexões),
bem como o relatório individual:
Participação/Realização de atividades: 50% | 5 valores
Participação nas atividades de debate e reflexão propostas: 20%
Realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo: 30%
Realização de um trabalho individual escrito/relatório: 50% | 5 valores
BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL:
Bernardes, José A. Cardoso
Luís de Camões (Cap. V),
in História Crítica da Literatura Portuguesa. - Vol. I. Humanismo e Renascimento.
Lisboa: Editorial Verbo, 1999.
Galante, Sandra & Gaspar, M. I.
«Aprender conceitos literários: uma reflexão sobre o ensino em literatura»
in Estrela, T. et al. - Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?
Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012.
Marnoto, Rita
O Petrarquismo português do Renascimento e do Maneirismo
Coimbra: CIEC, 1997.
Novo, Isabel Rio
Fortuna, Caso, Tempo e Sorte: biografia de Luís Vaz de Camões
Lisboa: Contraponto Editores, 2024.
Silva, Vítor M. de Aguiar e
A lira dourada e a tuba canora
Lisboa: Livros Cotovia, 2008.
Momentos da primeira sessão, online, às 17:00, no dia 30 de outubro de 2024:
apresentação de vários eventos camonianos no âmbitos comemorações do
V Centenário do Nascimento de Luís de Camões
tal como fazemos, de modo mais ampliado, na AGENDA do Diretório de Camonística.
Imagem em Nova Ágora - Centro de Formação de Associação de Escolas | Facebook, 30-10-2024.
para saber +
in Portal da Formação Nova Ágora CFAE
Redação: 6.11.2024