2025/01/04

O ensino de Camões hoje


Imagem composta a partir de duas de #EstudoEmCasa@, vídeo-aulas

Outras formas de ensinar-aprender Camões


A estrutura de missão para as Comemorações do V Centenário do nascimento de Camões, entre muitas outras iniciativas celebrativas, está a incentivar os docentes para encontrarem novas estratégias de aproximação à obra camoniana em contexto de sala de aula e fora da mesma.

Em entrevista a Maria João Costa da Rádio Renascença, o comissário que coordena as Comemorações, o Professor José Augusto Cardoso Bernardes, considera que há novos desafios na comunidade escolar que, mais do que nunca, apresenta turmas heterogéneas compostas por jovens cidadãos de diversa proveniência geográfica, étnica, religiosa e cultural. Esse novo público-alvo do ensino-aprendizagem requer novas abordagens, novas fórmulas de estudar os poemas e a epopeia do Poeta.

Para “melhorar a presença de Camões na escola” no nosso tempo, o Comissário das Comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões convoca a ajuda dos professores, pois é destes que pode partir a inovação do ensino e as propostas de ensinar Camões a leitores cujo primeiro contacto com a obra do Poeta é, a maior parte das vezes, feita na escola.

Para além de ensinar competências e valores, a função da escola é também a de transmissão da herança cultural, linguística e literária. Quem passa pela escola fica a conhecer personagens da história de Portugal como Vasco da Gama, ou mitológicas como Vénus e Baco, episódios como o do Gigante Adamastor, recitando de cor versos da lírica e da épica de Camões.

No sentido, pois, de propiciar outros modos e outras situações de contacto com a vida e a obra de Camões, a Comissão irá instituir um prémio para que os docentes apresentem estratégias de ensino-aprendizagem ainda mais adaptadas ao tempo atual. 

Para além desse prémio, a abertura de exposições camonianas em todas as capitais de distrito, nas regiões autónomas e também nas escolas portuguesas disseminadas pelo mundo (a iniciativa “Um dia para Camões em…”), a apresentação de palestras, de acontecimentos musicais relacionados com a obra ou o tempo de Camões, entre outras iniciativas, permitirá aos alunos, nomeadamente os que frequentam o 9º e o 10º anos de escolaridade, prolongar o seu contacto com os textos do Poeta  “em termos de prazer e, sobretudo, em termos de interpelação”, disse o professor e camonista de Coimbra à Renascença. 






para saber +


Maria João Costa
in Ensaio Geral - Magazine dedicado às artes e à cultura 
com a jornalista Maria João Costa. Sexta às 23h30
Rádio Renascença, 3.01.2025

LUSA


in Luís de Camões - Diretório de Camonística


in Luís de Camões - Diretório de Camonística










Redação: 3.01.2024